Moradores dos Flexais reivindicam direito a realocação de famílias afetadas por afundamento do solo
O protesto busca chamar a atenção do Poder Público para que uma tragédia em massa seja evitada
Os moradores dos bairros Flexal de Baixo e Flexal de Cima organizaram um protesto na noite desta terça-feira (17). Os manifestantes buscam a inclusão de seus imóveis no mapa que indica as áreas de risco, as quais precisam ser desocupadas, devido a mineração na região pela Braskem.
O protesto foi iniciado por volta das 16h30, mas os moradores fecharam a avenida que fica em frente a Praça Lucena Maranhão por volta das 18h. À TV Pajuçara, o representante das famílias que buscam por realocação, Kaio Fragoso, disse que a manifestação dos moradores dos Flexais busca chamar a atenção do Poder Público.
"Estamos protestando hoje por conta da morosidade para tomar uma decisão sobre os moradores dos Flexais. Já estamos aqui há muito tempo e todos os estudos possíveis já foram feitos. Até a Defesa Civil já deu um parecer dizendo que as pessoas precisam ser realocadas e outros órgãos também já deram o parecer. A Câmara de Vereadores, através dos representantes da comissão dos bairros em afundamento, também deu um parecer de que a população precisa ser realocada. Só o Ministério Público Estadual não toma uma decisão", frisou.
A luta pela realocação por moradores de bairros afetados pela extração de sal-gema por parte da mineradora Braskem foi iniciada há anos. A população do Bebedouro, Bom Parto, Farol, Pinheiro e Mutange foi realocada após uma luta intensa pelos direitos das famílias afetadas, mas a região dos Flexais foi classificada apenas como área de monitoramento. Por estar fora do mapa de desocupação, os moradores não podem fazer parte do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, criado pela mineradora para prestar assistência às famílias que foram obrigadas a saírem de suas casas sem planejamento prévio.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
