Polícia

Operação Loki: provas dos concursos eram levadas ao banheiro para serem fotografadas

No lado externo, professores respondiam o certame e repassavam para candidatos

Por 7Segundos 18/05/2022 11h11
Operação Loki: provas dos concursos eram levadas ao banheiro para serem fotografadas
Delegado José Carlos dos Santos - Foto: Assessoria PC/AL

Setenta e sete pessoas indiciadas e o pedido de desclassificação de 61 candidatos. Esses foram os números divulgados pela Polícia Civil (PC) de Alagoas, na manhã desta quarta-feira (18), da Operação Loki que investigou fraudes nos concursos da Segurança Pública do Estado.

O delegado José Carlos informou que a operação ganhou uma proporção maior à medida que avançava. "Queremos compartilhar com outros estados, pois descobrimos a fraude em outros concursos, em três grandes bancas do país".

O trabalho iniciou antes mesmo do primeiro concurso, da Polícia Militar (PM), quando já havia a informação de uma organização criminosa tentava fraudar o certame. "Com a prisão de cinco pessoas no dia 29 de agosto, durante a prova da Polícia Civil, conseguimos chegar nos demais braços da quadrilha".

O esquema funcionava do seguinte modo: um contratado se inscrevia para o concurso e no dia da prova, conseguia tirar o material de dentro da sala, e no banheiro ficava cerca de 30 minutos tirando fotos e mandando para uma "central". Lá professores respondia e através de um ponto eletrônico repassava as respostas para os candidatos.