Almagis desmente suposto 'crédito milionário' para magistrados
Benefício nunca foi alcançado efetivamente pelos membros do Poder Judiciário Alagoano, e trata-se de 'um direito reconhecido pelo CNJ'
A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) emitiu uma nota de esclarecimento nesta sexta-feira (20), na qual desmente que os juízes iriam receber "crédito milionário", por meio de Licença-Prêmio, benefício concedido há décadas a muitos servidores públicos federais, estaduais e municipais dos três poderes no Brasil.
Segundo a nota, o benefício nunca foi alcançado efetivamente pelos membros do Poder Judiciário Alagoano, e trata-se de "um direito reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça por meio das Resoluções 14/2006 e 133/2011, bem como, por simetria constitucional entre a Magistratura e o Ministério Público, pela Lei Complementar Federal nº 75/1993 e pela Lei Complementar de Alagoas nº 15/96".
"É jurídico e ético o cabimento de mencionado direito. Esclarecendo a questão, também, enfatiza-se que é jornalisticamente descabido afirmar que a Licença-prêmio dos magistrados tratar-se-ia de uma 'dobradinha' entre a 'Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça' e que se constituiria em um 'privilégio'".
O posicionamento explica que a licença não gerará um crédito milionário para os juízes, uma vez que na realidade, por lei e como regra, deve ela ser usufruída, e não convertida em pecúnia, que só ocorrerá em circunstâncias restritas e excepcionais.
"Mencionadas circunstâncias estão no texto do projeto de lei e compreendem: a avaliação da conveniência e oportunidade, ou seja, da necessidade de serviço; e a disponibilidade financeira e orçamentária para tanto. Portanto, não é um direito de adimplemento automático", finaliza a nota.
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Polícia procura trio flagrado fazendo sexo na traseira de tuk-tuk em paraíso turístico na Tailândia
Tumor abdominal de 35 kg impede homem de urinar e choca médicos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
