Saúde

ANS inclui três novos remédios para tratamento de câncer e leucemia no Brasil

Medicamentos serão usados para quimioterapia oral; membros do CRF/AL listam vantagens e desvantagens do método

Por Júlio Nesi* 21/05/2022 08h08
ANS inclui três novos remédios para tratamento de câncer e leucemia no Brasil
O câncer de pulmão é uma das formas da doença que pode ser tratada com um dos novos medicamentos - Foto: Reprodução

No sexto dia deste mês, a Agência Nacional de Saúde (ANS) incluiu três novos medicamentos para o tratamento de diferentes tipos de câncer e leucemia. Com a chegada dos remédios, o 7Segundos buscou o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) para explicar o impacto das novas inclusões no Rol de Procedimentos da ANS.

As novas substâncias são: trifluridina com cloridrato de tipiracila, Brigatinibe e Venetoclax. Esses medicamentos, no formato de cápsulas ou comprimidos, podem ser usados na quimioterapia oral no tratamento de câncer colorretal, gástrico e de pulmão, além de leucemia linfocítica crônica.

Membros do CRF/AL e farmacêuticos da Unidade de Oncologia e do Centro de Terapia Assistida (CTA) do Hospital Unimed Maceió, Daniel Porto e Emilia Manuela, destacaram as vantagens e desvantagens sobre o tratamento feio pela quimioterapia oral.

Para a vantagem, é destacada a praticidade do uso dos medicamentos, não necessitando que o paciente vá para o hospital.

“O paciente não necessita ir para um ambiente ambulatorial ou hospitalar para realização de quimioterapia infusional, de acesso venoso, diminuindo o desconforto dos indivíduos que têm difícil acesso; o paciente pode fazer o uso do medicamento em casa ou no trabalho sem comprometer sua rotina habitual; e a administração é de forma simples e rápida”, informaram, também fazendo um alerta para que o paciente receba atenção farmacêutica para que haja adesão ao tratamento.

No caso da desvantagem, os farmacêuticos apontaram que a quimioterapia oral requer maior investimento se comparada à terapia convencional ou a venosa.

Além desses medicamentos, há também outros remédios alternativos também usados para o tratamento oral, dependendo do câncer que esteja afetando o paciente.

Os profissionais da saúde apontaram que a quimioterapia por via oral é um método mais novo de tratamento.

"Antigamente, o paciente só tinha opção de terapia farmacológica via acesso venoso”, informaram.

Câncer no Brasil


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que o Brasil deverá registrar 21 mil casos de câncer gástrico, 30 mil casos de câncer de pulmão, 41 casos de câncer colorretal e mais de dois mil casos de leucemia linfóide crônica em 2022, sendo todas doenças que podem ser tratadas pelos novos medicamentos incluídos na ANS. O Inca estima que, ao todo, haja 625 mil novos casos de câncer no país neste ano.

*Estagiário sob supervisão da editoria