Maceió

Ação deve alfabetizar trabalhadores da construção civil em Maceió a partir de julho

Projeto da prefeitura visa levar funcionários da Ejai para os canteiros de obras

Por Secom Maceió 23/05/2022 16h04
Ação deve alfabetizar trabalhadores da construção civil em Maceió a partir de julho
Construtores participarão de aulas já no mês de julho - Foto: Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed

Cumprindo o objetivo de levar educação a todos os cantos de Maceió, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação, levará as salas de aula da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) para dentro dos canteiros de obras, promovendo aulas de alfabetização e letramento aos trabalhadores da construção civil da capital.

O projeto Sonhos em Construção busca reparar a evasão escolar dos estudantes, um dos principais problemas que afetam a modalidade de ensino voltada aos jovens, adultos e idosos e resulta na evasão dos estudantes em razão do compromisso com suas atividades de trabalho. Além disso, tem como objetivo elevar a escolarização dos trabalhadores da construção civil, em seus locais de trabalho, desenvolvendo competências, habilidades, atitudes e valores éticos e de cidadania destes profissionais.

As aulas da primeira turma do projeto Sonhos em Construção estão previstas para ter início em 5 de julho. Serão 23 estudantes que terão aulas após o final do expediente, no próprio local de trabalho.

Edson José tem 44 anos e trabalha desde os 10 anos de idade. Já matriculado no projeto, ele conta que a iniciativa irá trazer efeitos positivos para sua vida pessoal e profissional.

“Vai ser muito interessante pra gente que tem pouco estudo, porque vai facilitar pra estudar já que a gente não tem tempo pra sair do trabalho e ir pra escola. Vai me ajudar muito, principalmente na escrita, que vai melhorar com certeza”, contou.

Também matriculado, Ariel Silva, 38 anos, conta que não conseguia retomar os estudos em função da árdua rotina de trabalho que enfrenta desde a infância. A oportunidade de conseguir a escolarização completa o fará conquistar o sonho de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“O que eu sei de leitura e escrita é muito pouco e eu sinto falta de saber e entender. Agora com as aulas aqui pertinho da gente eu sinto uma satisfação muito grande, porque eu quero ter mais conhecimento para melhorar meu futuro no mercado de trabalho”, contou.

O coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida, destaca os objetivos da EJAI e informa, ainda, que após a alfabetização dos estudantes, eles serão contemplados, também, com cursos profissionalizantes.

“O principal objetivo do projeto é ofertar a estes estudantes a alfabetização e letramento em Português e Matemática e após isto, capacitá-los através da oferta de cursos profissionalizantes que ampliarão seus horizontes no mercado de trabalho”, concluiu o coordenador.