Viçosa quer comprar ainda mais merenda escolar da agricultura familiar
Anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo prefeito João Victor, durante encontro da Unicafesal realizado no município

Viçosa sediou, nesta terça-feira (24), a 5ª edição da Rota da Merenda Legal, na Zona da Mata, evento promovido pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafesal). Durante o encontro, realizado no Centro de Formação, o prefeito do município, João Victor, afirmou que a meta da gestão é elevar ainda mais o percentual de compra da merenda escolar diretamente da agricultura familiar.
No ano passado, o município chegou a aplicar 50% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na compra de alimentos advindos da agricultura familiar. A legislação exige percentual mínimo de 30%.
“A gente enxerga que a agricultura familiar tem um potencial muito grande e precisamos sempre estarmos juntos, de mãos dadas, para discutir ações que fortaleçam o pequeno produtor. Aqui em nosso município, tivemos 50% das nossas compras para a merenda escolar da agricultura familiar. Nossa intenção é comprar 100%”, projetou.
A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que, no mínimo, 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, como cooperativas e associações.
O diretor de políticas públicas da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafesal), Adalberon Sá Júnior, lamenta, entretanto, que apesar de a lei estabelecer o percentual mínimo de 30%, a maioria dos municípios ainda enfrenta dificuldades para executá-la. Para discutir a questão, tirar dúvidas e fazer cumprir a legislação é que a Unicafesal está promovendo o “Na Rota da Merenda Legal” em todas as regiões do estado.
Depois de percorrer as regiões Metropolitana, Litoral Sul, Agreste e Sertão, o evento aportou em Viçosa nesta terça-feira. O encontro congregou representantes de 17 municípios da Zona da Mata em torno do tema, além de integrantes de associações, cooperativas, secretários municipais, merendeiras, nutricionistas, dentre outros atores.
Sá Júnior destacou o papel histórico de Viçosa, primeiro município do Nordeste a executar uma chamada pública para compra de merenda escolar da agricultura familiar, e o compromisso da atual gestão municipal para com o tema.
“Viçosa tem um papel importante. É uma cidade polo na região, histórica, e, além de tudo, tem demonstrado um compromisso muito grande com a agricultura familiar. O prefeito João Victor desde o início do seu mandato tem sido um forte defensor da agricultura familiar. É um cooperativista nato, a própria Pindorama tem as suas raízes aqui, então Viçosa tem esse papel”, destacou o diretor de políticas públicas da Unicafesal.
Chamada pública
A secretária municipal de Educação, Iolanda Kátia de Almeida, informou que, nesta quarta-feira (25), o município promove, a partir das 14 horas, na sede da Prefeitura, mais uma chamada pública para a compra de alimentos por meio do PNAE.
“Estamos fazendo um trabalho integrado com as demais secretarias, mostrando para o agricultor que ele hoje planta e tem aonde vender, porque estamos comprando a produção da agricultura familiar”, enfatizou ela.
Outro programa que incentiva o cultivo e garante a assistência técnica e a comercialização da produção advinda da agricultura familiar é o Planta Mais Viçosa. A iniciativa consiste no arrendamento social de terras, que são repassadas a agricultores familiares por meio de contrato.
“Criamos um projeto inovador para justamente fortalecer e estimular a agricultura familiar, que foi o primeiro arrendamento social. Fizemos a primeira distribuição de terra para os primeiros 40 agricultores familiares e estamos arrendando mais 300 tarefas. A prefeitura vai absorver 100% dessa produção”, garantiu João Victor.
Últimas notícias

PMAL entra em ‘quarentena’ para prender 2º suspeito da morte de sargento reformado

Novos consignados: INSS adota bloqueio automático e exige biometria

Dia Nacional do Turismo: Setur celebra conquistas que consolidam o Destino Alagoas no cenário mundial
Sem mandato, Fernando Hollanda ganha cargo secundário no governo de Paulo Dantas

TCU suspende acordos de compra de kits de robótica que beneficiavam aliado de Arthur Lira

Correspondente do Banco do Brasil é denunciado por peculato após roubar R$ 800 mil de clientes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
