Teste do pezinho: conheça a importância e os serviços ofertados em Maceió
Exame é disponibilizado em 62 unidades de saúde
Seis de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A triagem neonatal, ou Teste do Pezinho, é um exame de sangue colhido no calcanhar do recém-nascido, que é realizado entre o 3º e o 5º dia de vida da criança para detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento do bebê. Em Maceió, o teste é disponibilizado em 62 unidades de saúde e também em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município. Só no último mês, a coleta para o exame foi feita em 1.208 bebês maceioenses.
Por meio da triagem, é possível rastrear seis tipos de doenças, que na maioria dos casos, não apresentam nenhum sintoma ao nascimento. São elas: fenilcetonúria, hipotireoidismo, hemoglobinopatia, fibrose cística, hiperplasia adrenal e biotinidade. Enfermidades que, quando não identificadas precocemente, podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.
A coordenadora do Programa Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marglene Oliveira, ressalta a importância da realização do exame para garantir a saúde da criança. “É de fundamental importância que todos façam a triagem neonatal em seus filhos porque as doenças identificadas pelo exame podem causar sérios prejuízos ao desenvolvimento da criança pelo resto de sua vida”, alerta.
A coordenadora também explica sobre a necessidade de realizar o exame dentro do período estipulado pelo Ministério da Saúde para garantir maior confiabilidade do resultado.
“O exame deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido porque esse é o período com maior probabilidade de se detectar as doenças. Para a escolha do período, o Ministério da Saúde também levou em consideração a rapidez com a qual algumas doenças podem apresentar sintomas na criança, quando não tratadas a tempo”, esclareceu.
Teste do pezinho no município
Maceió oferta o Teste do Pezinho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h - em 62 unidades de saúde - e todos os dias em seis maternidades contratualizadas pelo SUS no município. Para realizar o exame, é necessário que a criança esteja dentro da idade preconizada pelo Ministério da Saúde, apresente documentação pessoal e cartão SUS.
Análise das coletas
Após a coleta, realizada em unidades e maternidades conveniadas com o município, o material é encaminhado para o laboratório conveniado com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, que é o órgão responsável pela análise das coletas e posterior encaminhamento dos resultados.
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
