Geral

Guarda municipal vai tomar posse como imortal da Academia de Letras de Maceió

A cerimônia de posse será realizada na noite desta quarta-feira na sede da AML

Por 7Segundos com assessoria 07/06/2022 16h04
Guarda municipal vai tomar posse como imortal da Academia de Letras de Maceió
Fábio dos Santos, o guarda que será laureado como imortal da AML - Foto: Reprodução

A Academia Maceioense de Letras (AML) vai conceder, na noite desta quarta-feira (08), o título de “imortal” para o Guarda Municipal Fábio dos Santos, de 51 anos.

Também conhecido como “Fábio Poeta”, o guarda tem pelo menos 15 livros publicados no meio digital e sete em mídia física.

Fábio também já conquistou prêmios literários como a Comenda Poeta Jucá Santos e Troféu Poeta Jucá Santos em 2019, da Academia Maceioense de Letras; 1° Lugar Prêmio Nacional Jayme de Altavila (Ensaio) Academia Alagoana de Letras/AAL em 2011; 2° Lugar Prêmio Nacional Heliônia Ceres (Ensaio-AAL) em 2010; Prêmio Com. Tércio Wanderley I (livro de poesia-AAL)nos anos de 2003 e 2006; Prêmio Graciliano Ramos (romance-AAL) em 2004; Prêmio Guimarães Passos (livro contos-AAL) em 1999; entre outros nacionais; tem poemas e contos publicados em diversas antologias de RS, SP, PR, MG e AL.

Sobre a homenagem, o guarda municipal diz que vai muito além da emoção. “Emoção é algo repentino, passageiro, embora deixe alguma marca na memória, na pele… É um sentimento de reconhecimento que destaca uma pessoa, um profissional, um artista, poeta, professor, naquele que ele faz e produz em prol da sociedade, do Outro. E pra nós que somos guardas municipais, profissão que traz em si um certo estigma de desprestígio frente às demais instituições de segurança, só fortalece nossa categoria, mostra para as autoridades, principalmente para os gestores públicos que no nosso meio existem intelectuais, artistas, músicos, que só esperam uma oportunidade para divulgar seu trabalho”, disse Fábio.

A cerimônia que vai laurear o poeta será realizada às 19h desta quarta-feira na sede da AML, na Avenida General Hermes, no bairro de Bom Parto, em Maceió.