No Pilar, agentes comunitários de saúde passam por capacitação sobre Direito Médico
A palestra foi ministrada pela advogada Priscilla Lessa, especialista em Direito Médico e Saúde

O Cine Pilarense foi palco, nesta terça-feira (14), de mais um importante evento destinado à capacitação de profissionais de saúde do Pilar, desta vez com foco na relação entre agentes comunitários e população assistida por meio do Programa Saúde da Família (PSF). Ministrada pela advogada Priscilla Lessa, especialista em Direito Médico e Saúde, a palestra abordou, entre outros assuntos, o alcance das visitas que vão muito além da detecção precoce de diversas doenças.
Vice-presidente da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), Lessa falou sobre as nuances da relação entre paciente e profissional, que costuma criar um vínculo importante com as famílias, tamanha a sensibilidade dos agentes.
“Pelo simples fato de frequentarem aquele ambiente, eles são os únicos profissionais capazes de desvendar uma série de situações. Nosso principal objetivo, portanto, é lembrar o quanto estes profissionais são importantes. Afinal, eles são o elo entre o poder público e a população”, disse a advogada, acrescentando que o grande desafio é entender o que cada família está vivenciando, a fim de se prestar um atendimento cada vez mais humanizado.

“A tarefa dessas pessoas não se resume ao ‘bater de porta em porta’. Também por isso é que, durante a palestra, reavivamos algumas situações que podem passar despercebidas em meio à rotina, a exemplo das doenças de notificação compulsória, além do respeito ao sigilo do paciente. Tenho certeza de que todos saíram daqui muito seguros e com a atenção redobrada, evitando, assim, quaisquer equívocos que possam comprometer a atividade”, emendou Priscilla Lessa, que vai ministrar a mesma palestra, nesta quarta-feira (15), para enfermeiros e médicos do Pilar.
Geniete Porfírio é agente comunitária e, na oportunidade, aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Ela aproveitou para tirar dúvidas e interagir com a palestrante.
“Foi um encontro muito produtivo e prazeroso, um grande aprendizado que iremos levar para o nosso dia a dia, enriquecendo, assim, a nossa profissão. Precisamos, sempre, de reciclagens como esta, para que a gente siga atendendo com a mesma qualidade. As pessoas confiam no nosso trabalho e retribuem o nosso esforço com muito carinho. Com isso, acabamos fazendo parte da vida delas, ouvindo suas angústias, e isso só aumenta a nossa responsabilidade”, avaliou a agente do PSF 3.
Últimas notícias

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
