No Pilar, agentes comunitários de saúde passam por capacitação sobre Direito Médico
A palestra foi ministrada pela advogada Priscilla Lessa, especialista em Direito Médico e Saúde

O Cine Pilarense foi palco, nesta terça-feira (14), de mais um importante evento destinado à capacitação de profissionais de saúde do Pilar, desta vez com foco na relação entre agentes comunitários e população assistida por meio do Programa Saúde da Família (PSF). Ministrada pela advogada Priscilla Lessa, especialista em Direito Médico e Saúde, a palestra abordou, entre outros assuntos, o alcance das visitas que vão muito além da detecção precoce de diversas doenças.
Vice-presidente da Comissão de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), Lessa falou sobre as nuances da relação entre paciente e profissional, que costuma criar um vínculo importante com as famílias, tamanha a sensibilidade dos agentes.
“Pelo simples fato de frequentarem aquele ambiente, eles são os únicos profissionais capazes de desvendar uma série de situações. Nosso principal objetivo, portanto, é lembrar o quanto estes profissionais são importantes. Afinal, eles são o elo entre o poder público e a população”, disse a advogada, acrescentando que o grande desafio é entender o que cada família está vivenciando, a fim de se prestar um atendimento cada vez mais humanizado.

“A tarefa dessas pessoas não se resume ao ‘bater de porta em porta’. Também por isso é que, durante a palestra, reavivamos algumas situações que podem passar despercebidas em meio à rotina, a exemplo das doenças de notificação compulsória, além do respeito ao sigilo do paciente. Tenho certeza de que todos saíram daqui muito seguros e com a atenção redobrada, evitando, assim, quaisquer equívocos que possam comprometer a atividade”, emendou Priscilla Lessa, que vai ministrar a mesma palestra, nesta quarta-feira (15), para enfermeiros e médicos do Pilar.
Geniete Porfírio é agente comunitária e, na oportunidade, aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Ela aproveitou para tirar dúvidas e interagir com a palestrante.
“Foi um encontro muito produtivo e prazeroso, um grande aprendizado que iremos levar para o nosso dia a dia, enriquecendo, assim, a nossa profissão. Precisamos, sempre, de reciclagens como esta, para que a gente siga atendendo com a mesma qualidade. As pessoas confiam no nosso trabalho e retribuem o nosso esforço com muito carinho. Com isso, acabamos fazendo parte da vida delas, ouvindo suas angústias, e isso só aumenta a nossa responsabilidade”, avaliou a agente do PSF 3.
Últimas notícias

14º Batalhão da PM detém suspeitos de violência doméstica em ações na Zona da Mata

Última remessa de boletos físicos da Taxa de Bombeiros vence nesta quarta-feira

Festival de Teatro de Rua leva arte e encanto para o Lago do Goiti, em Palmeira dos Índios

Dois estudantes portocalvenses preparam-se para intercâmbio na Inglaterra

Maceió já é um dos destinos mais procurados do país no segundo semestre de 2025

Polícia Civil cumpre mandado de prisão durante investigação sobre veículo suspeito em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
