Dia da Vacina BCG: SMS destaca a importância da vacinação infantil
Imunizante protege as crianças contra as formas graves da tuberculose
Nesta sexta-feira (1º), comemora-se o Dia da Vacina BCG (Bacilo Camette-Guérin). Indicada para crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias), a imunização protege os pequeninos contra as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). E, para celebrar esta data, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da vacinação pediátrica.
Segundo a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a vacina BCG é eficaz na prevenção contra a tuberculose e diminui a mortalidade infantil. “A vacinação é uma forma de preparar o organismo para combater antígenos de doenças que podem levar a graves complicações e até óbito. É importante que os pais levem suas crianças até uma unidade de saúde para vaciná-las contra a tuberculose, pois a vacina BCG é o meio para reduzir a mortalidade infantil pela doença”, afirma.
“Lembrando que, para receber a vacina BCG, a criança necessita pesar no mínimo 2 kg, crianças com peso inferior devem aguardar até que alcancem o peso mínimo”, complementa a gerente.
Nova estratégia para aplicação da BCG
Com base num ofício circular do Ministério da Saúde, referente à disponibilidade limitada no estoque nacional da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição do imunobiológico e da orientação do uso operacional da vacina devido à diminuição de doses, a Gerência de Imunização da SMS necessitou realinhar a logística relacionada ao imunizante para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso à vacina.
Desde o dia 30 de maio de 2022, a vacina BCG está disponível em quatro unidades de saúde situadas em regiões diferentes de Maceió. O atendimento aos recém-nascidos será realizado um dia por semana em cada unidade, das 8h às 16h.
“A estratégia foi baseada na logística de atendimento em dias alternados, contemplando as partes alta e baixa da cidade, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima no dia ofertado”, comenta Eunice Amorim.
Segue a lista das Unidades de Saúde com seus respectivos dias e horários:
I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)
Sexta-feira – das 8h às 16h
II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)
Quarta-feira – das 8h às 16h
VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
Quinta-feira – das 8h às 16h
VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)
Terça-feira – das 8h às 16h
Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
