Dia da Vacina BCG: SMS destaca a importância da vacinação infantil
Imunizante protege as crianças contra as formas graves da tuberculose

Nesta sexta-feira (1º), comemora-se o Dia da Vacina BCG (Bacilo Camette-Guérin). Indicada para crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos 11 meses e 29 dias), a imunização protege os pequeninos contra as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). E, para celebrar esta data, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da vacinação pediátrica.
Segundo a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a vacina BCG é eficaz na prevenção contra a tuberculose e diminui a mortalidade infantil. “A vacinação é uma forma de preparar o organismo para combater antígenos de doenças que podem levar a graves complicações e até óbito. É importante que os pais levem suas crianças até uma unidade de saúde para vaciná-las contra a tuberculose, pois a vacina BCG é o meio para reduzir a mortalidade infantil pela doença”, afirma.
“Lembrando que, para receber a vacina BCG, a criança necessita pesar no mínimo 2 kg, crianças com peso inferior devem aguardar até que alcancem o peso mínimo”, complementa a gerente.
Nova estratégia para aplicação da BCG
Com base num ofício circular do Ministério da Saúde, referente à disponibilidade limitada no estoque nacional da vacina BCG, em razão de dificuldades na aquisição do imunobiológico e da orientação do uso operacional da vacina devido à diminuição de doses, a Gerência de Imunização da SMS necessitou realinhar a logística relacionada ao imunizante para garantir que as crianças menores de 5 anos continuem a ter acesso à vacina.
Desde o dia 30 de maio de 2022, a vacina BCG está disponível em quatro unidades de saúde situadas em regiões diferentes de Maceió. O atendimento aos recém-nascidos será realizado um dia por semana em cada unidade, das 8h às 16h.
“A estratégia foi baseada na logística de atendimento em dias alternados, contemplando as partes alta e baixa da cidade, dando oportunidade aos pais de buscarem a unidade mais próxima no dia ofertado”, comenta Eunice Amorim.
Segue a lista das Unidades de Saúde com seus respectivos dias e horários:
I Distrito Sanitário: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, no Poço)
Sexta-feira – das 8h às 16h
II Distrito Sanitário: US Durval Cortez (Prado)
Quarta-feira – das 8h às 16h
VI Distrito Sanitário: US Hamilton Falcão (Benedito Bentes)
Quinta-feira – das 8h às 16h
VII Distrito Sanitário: US Ib Gatto Falcão (Tabuleiro)
Terça-feira – das 8h às 16h
Além de ocorrer nas unidades de saúde, a vacinação continuará a ser feita para os recém-nascidos também nas maternidades conveniadas ao SUS – Maternidade Escola Santa Mônica, Hospital Veredas, Hospital Universitário, Maternidade Nossa Senhora da Guia, Hospital da Mulher e Hospital e Maternidade Santo Antônio – sendo ministradas após o nascimento até o momento da alta hospitalar.
Últimas notícias

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
