Gerência de Imunização inicia curso sobre administração de injeção na região ventroglútea
Capacitação busca orientar profissionais das salas de vacina para aplicação de imunizantes em local seguro e menos doloroso
Visando capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde de Maceió, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (GI/SMS) iniciou, nesta terça-feira (5), o curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’. A capacitação ocorreu no bloco C do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, e faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Dividido em duas partes - teórica e prática -, o treinamento foi ministrado pela equipe da Gerência de Imunização, que abordou os critérios para utilização e delimitação da região ventroglútea, além do posicionamento correto de crianças para esse tipo de aplicação e orientações sobre volumes para administração intramuscular. Após o aprendizado teórico, os profissionais de saúde fizeram a parte prática em bonecos de treinamento.
A gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, destacou que a região ventroglútea é pouco utilizada entre os profissionais, porém é mais uma opção de local seguro para aplicação de vacinas nos usuários do SUS.
“Estamos iniciando hoje esse treinamento com o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos profissionais, a fim de prestar um melhor atendimento aos usuários do SUS. É uma administração ainda pouco utilizada pelos profissionais nas salas de vacina, mas é de muita importância devido à amplitude do músculo e segurança do local. Muitas vezes o usuário procura a unidade de saúde com várias vacinas para tomar no mesmo dia, então a região ventroglútea é mais uma opção de local seguro para administrar uma vacina”, afirma.
A enfermeira da Gerência de Imunização, Alanna Albuquerque, ministrou o primeiro dia de curso para os profissionais e informou que a aplicação de vacina na região ventroglútea proporciona menor dor ao usuário.
“Não é um local tão utilizado, ainda, para administração de vacinas, mas aos poucos os usuários podem ir se acostumando com a aplicação nesta região. Todas as vacinas são benéficas para a saúde, mas sabemos que existe uma certa dor no momento da aplicação. Porém, a região ventroglútea, além de ser um local mais seguro, é menos doloroso ao paciente”, afirma.
O curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’ é constituído por cinco turmas e, ainda, será realizado nos dias 6, 7, 12 e 14 de julho, na Unit, pelos profissionais da Gerência de Imunização. O PNI tem o intuito de capacitar, em média, 300 profissionais de saúde.
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
