Gerência de Imunização inicia curso sobre administração de injeção na região ventroglútea
Capacitação busca orientar profissionais das salas de vacina para aplicação de imunizantes em local seguro e menos doloroso

Visando capacitar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam nas salas de vacina das Unidades de Saúde de Maceió, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (GI/SMS) iniciou, nesta terça-feira (5), o curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’. A capacitação ocorreu no bloco C do Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, e faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Dividido em duas partes - teórica e prática -, o treinamento foi ministrado pela equipe da Gerência de Imunização, que abordou os critérios para utilização e delimitação da região ventroglútea, além do posicionamento correto de crianças para esse tipo de aplicação e orientações sobre volumes para administração intramuscular. Após o aprendizado teórico, os profissionais de saúde fizeram a parte prática em bonecos de treinamento.
A gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, destacou que a região ventroglútea é pouco utilizada entre os profissionais, porém é mais uma opção de local seguro para aplicação de vacinas nos usuários do SUS.
“Estamos iniciando hoje esse treinamento com o objetivo de proporcionar mais conhecimento aos profissionais, a fim de prestar um melhor atendimento aos usuários do SUS. É uma administração ainda pouco utilizada pelos profissionais nas salas de vacina, mas é de muita importância devido à amplitude do músculo e segurança do local. Muitas vezes o usuário procura a unidade de saúde com várias vacinas para tomar no mesmo dia, então a região ventroglútea é mais uma opção de local seguro para administrar uma vacina”, afirma.
A enfermeira da Gerência de Imunização, Alanna Albuquerque, ministrou o primeiro dia de curso para os profissionais e informou que a aplicação de vacina na região ventroglútea proporciona menor dor ao usuário.
“Não é um local tão utilizado, ainda, para administração de vacinas, mas aos poucos os usuários podem ir se acostumando com a aplicação nesta região. Todas as vacinas são benéficas para a saúde, mas sabemos que existe uma certa dor no momento da aplicação. Porém, a região ventroglútea, além de ser um local mais seguro, é menos doloroso ao paciente”, afirma.
O curso ‘Administração de Injeção Intramuscular na Região Ventroglútea’ é constituído por cinco turmas e, ainda, será realizado nos dias 6, 7, 12 e 14 de julho, na Unit, pelos profissionais da Gerência de Imunização. O PNI tem o intuito de capacitar, em média, 300 profissionais de saúde.
Últimas notícias

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
