Geral

BRK, Equatorial e Claro lideram ranking de empresas com mais reclamações em AL

Procon Maceió divulga lista das 10 empresas mais reclamadas

Por 7Segundos 07/07/2022 09h09
BRK, Equatorial e Claro lideram ranking de empresas com mais reclamações em AL
BRK Ambiental - Foto: Rogério Reis

O Procon municipal de Maceió anuncia o ranking das dez empresas que geraram mais reclamações nos primeiros seis meses de 2022. De acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, foram registrados 3.293 atendimentos.

As principais reclamações são relacionadas a instituições de serviços essenciais coletivos, planos de saúde, financeiras e de telecomunicações. São elas: cobrança abusiva, não reconhecimento de débito, renegociação de dívidas, propaganda enganosa, negativa de atendimento e entre outras demandas.

“O ranking demonstra que o principal problema do ano de 2022 está ligado à alta inflação e aos problemas relacionados ao orçamento financeiro do consumidor. As ações deste ano foram voltadas a buscar equilíbrio financeiro do consumidor com o fornecedor” , informa Leandro Almeida, diretor executivo do Procon Maceió.

Ranking das Empresas


A divulgação do ranking é prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que os órgãos públicos de defesa do consumidor devem manter cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços.

O órgão municipal divulgou além de divulgar a quantidade de reclamações das empresas citadas, também divulgou a taxa de resolutividade de cada uma no ano de 2022.

É possível verificar que em comparação ao relatório realizado no ano de 2021, houve um aumento considerável de reclamação de empresas de planos de saúde e de telecomunicações.

“Os dados apontam que o Procon consegue resolver 80% dos problemas que são de fato encaminhados e processos oficialmente abertos no órgão, esses números apontam a necessidade real do consumidor, por isso orientamos que sempre que tiver problemas com as empresas que busquem o órgão, pois o Procon tem sido uma ferramenta de auxílio ao cumprimento do direito do consumidor”, completa Leandro Almeida.

Atendimentos


Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, o consumidor pode entrarem contato pelos telefones 0800 082 4567 — até às 14h — ou no WhatsApp(82) 98882-8326. Quem prefere o atendimento presencial pode se dirigir à qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro do Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol; e na sede do Procon Maceió,na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, Centro de Maceió.

O horário de funcionamento na sede do Procon Maceió é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os núcleos da UMJ e CESMAC estão abertos ao público das 8h às 13h,de segunda a sexta-feira. Já na Uninassau, das 8h às 12h e das 14h às 17h, também durante a semana.

Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF,comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.