29 municípios alagoanos descumprem reforma da Previdência e podem ficar sem verba federal
A reforma foi promulgada em novembro de 2019 e a criação do sistema deveria ter sido feita até novembro de 2021
Cerca de 30% dos municípios alagoanos ainda não cumpriram a regra da reforma da Previdência, que consiste em instituir um sistema complementar de aposentadoria para os servidores que recebem acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que está em R$ 7.087,22.
A reforma foi promulgada em novembro de 2019 e a criação do sistema deveria ter sido feita até novembro de 2021. Em Alagoas, 29 das 102 cidades (28,4%) ainda não se enquadraram neste quesito da lei e, além do descumprimento, podem ficar sem receber transferências voluntárias de recursos do Governo Federal.
Os municípios são Água Branca; Anadia; Barra de São Miguel; Campo Grande; Capela; Delmiro Gouveia; Dois Riachos; Estrela de Alagoas; Feira Grande; Feliz Deserto; Ibateguara; Igreja Nova; Jacaré dos Homens; Joaquim Gomes; Limoeiro de Anadia; Olho d'Água do Casado; Olho d'Água Grande; Pariconha; Paripueira; Piaçabuçu; Porto Real do Colégio; Rio Largo; Roteiro; Santana do Ipanema; São Brás; São Miguel dos Campos; Satuba; Traipu; e União dos Palmares.
A adesão a este modelo foi uma das medidas de caráter obrigatório na reforma nacional. No país, são 1.879 dos 5.568 municípios que ainda não se adaptaram à nova regra. Enquanto que apenas 272 criaram o fundo complementar.
Na prática, isso quer dizer que o servidor que ganha acima do teto do INSS e deseja se aposentar com essa quantia receberia a diferença do fundo de previdência, ao invés da verba da prefeitura. Esses fundos valem para novos servidores. Porém, quem está no serviço público, se achar mais vantajoso, pode migrar.
No novo modelo, as prefeituras e os servidores (participantes) contribuem para o fundo de forma paritária, com valor igual.
Últimas notícias
Acesso ao Aldebaran pela Avenida Menino Marcelo é interditado para troca de postes
Casal mantém atendimento digital durante o feriado da Consciência Negra
Previsão do tempo é para sol predominante no feriado da Consciência Negra
Obras em mirantes do Jacintinho e Chã de Bebedouro entram em fase final
Maceió ganha destaque nacional em premiação de cidades inteligentes
Rafaella Justus dá indício de romance e expõe presente de 'pessoa especial'
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
