Novas turmas da CNH Social são iniciadas
Em agosto, serão lançadas novas vagas para interessados em obter a carteira de motorista
As novas turmas de nivelamento dos 100 aprovados no programa CNH Social, da Prefeitura de Maceió, foram iniciadas nessa segunda-feira (11). É a segunda vez que o Município dá a oportunidade para que usuários do Cadastro Único (CadÚnico) tenham habilitação gratuitamente.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, visitou os alunos e deu as boas-vindas aos beneficiados. “Hoje é um dia muito especial. A Prefeitura de Maceió está presente para entregar a CNH Social para vários maceioenses, que vão se formar e terão o direito de ter sua habilitação e entrar no mercado de trabalho. É uma iniciativa inovadora, o prefeito JHC acerta mais uma vez e segue avançando em todos os cantos de Maceió. O trabalho está aí, para que todo mundo veja o belo desempenho da Prefeitura de Maceió”, disse o secretário.
Cem pessoas foram convocadas para o Curso de Qualificação para a Primeira Habilitação promovido pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/ Senat), no bairro da Serraria. Elas foram divididas em duas turmas, com aulas de manhã e à tarde, de segunda até a sexta-feira (15), e ao final irão receber certificado de 30 horas.
Em seguida, o Sest/Senat faz o encaminhamento dos interessados ao Detran, onde são pagas todas as taxas para a retirada da CNH e, por último, o candidato segue para o agendamento de aulas na autoescola.
As aulas práticas e teóricas duram em torno de três meses nas 12 autoescolas que participam do programa, em Maceió.
A diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Aline Pedrosa, destacou que já foram formados 350 condutores desde o lançamento do programa. “Estamos muito felizes. Hoje lançamos mais duas turmas de alunos da CNH Social e, daqui a pouco, eles estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. Fizemos a seleção desses alunos, pela ordem de inscrição deles, com os documentos verificados e agora eles já iniciam as aulas”, comemorou.
Ana Carla, 31 anos, comerciante, é uma das alunas do nivelamento. Ela começou as aulas já cheia de planos para o futuro. “O projeto CNH Social vai me ajudar bastante, pois tenho planos e um deles é, justamente, comprar uma moto e fazer entregas. Já tem alguns anos que penso em dar entrada nessa habilitação, mas não tinha condições, então essa iniciativa da Prefeitura vai me auxiliar nisso. Estou muito feliz por ter sido premiada com esse projeto”, contou.
O colega de turma, Bruno do Nascimento Silva, é ambulante e quer ampliar seus negócios com a habilitação. “A CNH Social vai me ajudar muito nesse quesito de logística das entregas dos salgados que eu vendo. E também vou analisar outras oportunidades de trabalho, que tenham a ver com o deslocamento e locomoção”, disse.
Alguns dos primeiros inscritos no programa já receberam a habilitação, como a Roseane Lúcia, de 25 anos. Ela iniciou as aulas em março deste ano e no mês passado recebeu o documento para poder dirigir.
CNH Social
O programa CNH Social emite a primeira carteira de motorista gratuitamente para usuários do CadÚnico, garantindo assim mais oportunidades no mercado de trabalho para esse público. Os participantes podem optar pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias carro ou moto.
O programa é realizado em parceria com o Sest/Senat, que encaminha e orienta os alunos em todo o processo para a aquisição da primeira carteira de motorista.
Além disso, também oferece transporte com o cartão Vamu, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que custeia o embarque nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garante o acesso dos alunos às autoescolas.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
