Infectologista diz que hospitais alagoanos estão 'preparados' para combater varíola dos macacos
O médico Renee Oliveira acredita que há probabilidade de ocorrer um surto da doença em Alagoas

O chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 de Alagoas e médico infectologista, Renee Oliveira, afirmou, nesta quarta-feira (27), que os hospitais alagoanos estão preparados para um surto de varíola dos macacos.
Durante uma entrevista, o médico disse acreditar na possibilidade do estado alagoano sofrer com um surto da doença devido ao crescimento de casos no Brasil, que já acumulou 813 casos desde o meio de junho.
O médico também disse que, apesar de Alagoas ainda não ter registrado casos da doença, o vírus se prolifera com facilidade.
“A variola dos macacos é transmitida através do contato respiratório e também é passada pelo contato físico entre os infectados com não-infectados”
Além disso, o médico também informou que o vírus pode infectar através do contato com objetos de pessoas infectadas, desde talheres e até roupas. Ao recomendar meios de se proteger da infecção, Renee disse que as pessoas podem adotar as mesmas medidas que aquelas usadas para evitar Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento e a higienização do corpo e bens.
De acordo com Renee, a Secretaria do Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) já está monitorando o estado sobre possíveis casos da varíola.
“O monitoramento é feito através da notificação, da suspeita do caso pelos municípios de alagoas. Após receber a denúncia, a Sesau vai até o local e faz a avaliação do ponto de vista clínico e laboratorial”
Após essa análise, a secretaria vai confirmar se a pessoa está infectada ou não, caso o resultado seja positivo, o infectado será isolado em sua própria residência ou, caso seja caso grave, será transferido para o hospital de doenças tropicais Dr. Helvio Auto, no Trapiche da Barra, em Maceió.
Sintomas
O infectologista também falou sobre os sintomas causados pelo vírus, recomendando a procura por médicos caso as pessoas sintam esses sintomas:
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor na lombar;
- Febre;
- Lesões na pele.
Ao elaborar, Renee informou que as lesões aparecem primeiramente como manchas na pele em cerca de três a cinco dias após os primeiros sintomas. As manchas incham ao longo dos dias e, logo após, murcham, quando começam a parecer as lesões causadas pela catapora.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
