Maceió

Refugiados passarão por cursos e inseridos no mercado de trabalho na capital

MPF acompanhará as ações de assistência

Por 7Segundos com Assessoria 05/08/2022 15h03
Refugiados passarão por cursos e inseridos no mercado de trabalho na capital
Plano foi apresentado nesta semana - Foto: Assessoria

Um plano de assistência aos refugiados venezuelanos que se encontram em Maceió foi apresentado nesta semana ao MPF e aos representantes dos indígenas da etnia Warao.

Dentre os principais pontos, o plano prevê a manutenção do local onde estão residindo, bem como a inserção dos migrantes – homens e mulheres – no mercado de trabalho, seja na condição de pescador, pedreiro, artesão ou cozinheiro. Também está previsto a realização de oficinas e cursos de corte e costura, pintura de parede profissional, auxiliar de pedreiro, prática de português, limpeza e conservação.

Para crianças e adultos também serão realizados dinâmicas visando o acesso à cultura, ao lazer e ao convívio social, como: capoeira, futebol, brincadeiras lúdicas, contação de  histórias e outros.

As ações do poder público municipal visam, ainda, facilitar o acesso dessa população aos benefícios sociais, como o CadÚnico e outros.

O objetivo é a inclusão dessas pessoas à sociedade de modo que lhes seja assegurada a independência e autonomia almejadas para que não precisem mais do poder público.

O documento será submetido ao Conselho Municipal de Assistência Social para posterior publicação e divulgação.