Mais de um quarto dos bares e restaurantes em Alagoas ainda têm prejuízo, aponta Abrasel
Apesar dos 27%, a porcentagem ainda representou uma queda neste quesito se comparado a maio, quando foi contabilizado 33%
Mais de um quarto dos bares e restaurantes de Alagoas ainda registraram prejuízo no balanço das contas no mês de julho deste ano. No período avaliado 27% trabalharam no vermelho, com apenas 42% equilibrando os números.
Os dados são de uma pesquisa feita com empresários do setor entre os dias 20 e 28 de julho pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), que avaliou a situação econômica sobre a alimentação fora do lar.
Apesar do número, a porcentagem ainda representou uma queda neste quesito se comparado a maio, quando foi contabilizado 33% das empresas em déficit financeiro. O levantamento também aponta que 59% têm empréstimos contratados e, entre os que fizeram empréstimos regulares, 27% estão com parcelas atrasadas.
Já os que pegam dinheiro por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe 2022) possuem uma taxa de inadimplência de 4%. A média geral de comprometimento do custo mensal das dívidas bancárias é de 16%.
Evolução e inflação
No entanto, em junho o setor teve o melhor resultado de 2022 desde janeiro, com 31% dos bares e restaurantes que obtiveram lucro no período. No começo do ano esse número era de 35% e em maio foi de 22%.
E em meio ao período de ascensão da inflação que atinge todo o país, em julho três quartos das empresas do ramo (75%) não conseguiram repassar o aumento de custos. O número ainda é um avanço se comparado aos 85% de junho.
Os dados evidenciam que 22% do setor não conseguiu reajustar o cardápio; 53% fizeram reajustes abaixo da inflação; 24% só aumentaram com base no índice oficial; e apenas 1% aumentou acima da inflação.
O presidente da Abrasel-AL, Marcus Batalha, avaliou que esse crescimento discreto, no cenário atual, ainda não é suficiente para o restabelecimento da área. "As empresas seguem endividadas, precisando de atenção especial. Diante de tudo isso, a inflação continua desafiando os empresários a enxugarem ao máximo os custos, para viabilizarem as operações sem repassar o aumento aos clientes".
Contratações
A pesquisa ainda traz que 37% dos bares e restaurantes pretendem contratar novos funcionários até o final deste ano. Enquanto que 56% esperam manter o quadro atual e apenas 7% têm a intenção de demitir empregados neste período.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
