Economia

Mais de um quarto dos bares e restaurantes em Alagoas ainda têm prejuízo, aponta Abrasel

Apesar dos 27%, a porcentagem ainda representou uma queda neste quesito se comparado a maio, quando foi contabilizado 33%

Por 7Segundos 10/08/2022 15h03 - Atualizado em 10/08/2022 17h05
Mais de um quarto dos bares e restaurantes em Alagoas ainda têm prejuízo, aponta Abrasel
Bares e restaurantes no primeiro final de semana com a reabertura - Foto: Reprodução/ Instagram/ LordNelson

Mais de um quarto dos bares e restaurantes de Alagoas ainda registraram prejuízo no balanço das contas no mês de julho deste ano. No período avaliado 27% trabalharam no vermelho, com apenas 42% equilibrando os números.

Os dados são de uma pesquisa feita com empresários do setor entre os dias 20 e 28 de julho pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), que avaliou a situação econômica sobre a alimentação fora do lar.

Apesar do número, a porcentagem ainda representou uma queda neste quesito se comparado a maio, quando foi contabilizado 33% das empresas em déficit financeiro. O levantamento também aponta que 59% têm empréstimos contratados e, entre os que fizeram empréstimos regulares, 27% estão com parcelas atrasadas.

Já os que pegam dinheiro por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe 2022) possuem uma taxa de inadimplência de 4%. A média geral de comprometimento do custo mensal das dívidas bancárias é de 16%.

Evolução e inflação

No entanto, em junho o setor teve o melhor resultado de 2022 desde janeiro, com 31% dos bares e restaurantes que obtiveram lucro no período. No começo do ano esse número era de 35% e em maio foi de 22%.

E em meio ao período de ascensão da inflação que atinge todo o país, em julho três quartos das empresas do ramo (75%) não conseguiram repassar o aumento de custos. O número ainda é um avanço se comparado aos 85% de junho.

Os dados evidenciam que 22% do setor não conseguiu reajustar o cardápio; 53% fizeram reajustes abaixo da inflação; 24% só aumentaram com base no índice oficial; e apenas 1% aumentou acima da inflação.

O presidente da Abrasel-AL, Marcus Batalha, avaliou que esse crescimento discreto, no cenário atual, ainda não é suficiente para o restabelecimento da área. "As empresas seguem endividadas, precisando de atenção especial. Diante de tudo isso, a inflação continua desafiando os empresários a enxugarem ao máximo os custos, para viabilizarem as operações sem repassar o aumento aos clientes".

Contratações

A pesquisa ainda traz que 37% dos bares e restaurantes pretendem contratar novos funcionários até o final deste ano. Enquanto que 56% esperam manter o quadro atual e apenas 7% têm a intenção de demitir empregados neste período.