Prefeitura reforça ações preventivas contra a esquistossomose no Benedito Bentes
Ação diagnosticou dois casos confirmados da doença que foram encaminhados para tratamento

A equipe do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maceió retomou, nesta quarta-feira (10), as ações preventivas e educativas que vêm sendo realizadas desde o início deste mês na região do Benedito Bentes.
Nessa última ação, além dos residenciais Vale Bentes 1 e 2, Oiticica 1 e Alamedas do Farol, as atividades foram estendidas também aos residenciais Alamedas do Pontal, Recanto das Flores e Oiticica 2, beneficiando os moradores daquela área da cidade.
Nas comunidades, as profissionais de saúde têm feito a coleta de fezes para exames e promovido palestras educativas sobre as parasitoses intestinais – em especial sobre a esquistossomose – fomentando o debate sobre medidas de prevenção e tratamento e esclarecendo as dúvidas dos moradores.
Com as visitas domiciliares, a equipe procurou fazer todas as orientações necessárias à população e, nesse retorno à área, realizou a entrega de exames para cerca de 90 pacientes cadastrados na primeira etapa, dois deles – um adulto e uma criança – diagnosticados com esquistossomose.
“Um parente da pessoa com diagnóstico positivo para a doença nos contou, inclusive, que a pessoa vinha apresentando sinais de adoecimento e fez vários exames, mas ainda não tinha tido uma resposta sobre os sintomas que apresentava. A partir da ação e agora, com o resultado em mãos, ela vai poder fazer o tratamento correto e ficar bem”, relatou a agente de saúde e técnica do Laboratório de Enteroparasitoses da UVZ, Gleiciane Alves.
No local de atendimento aos moradores, a equipe disponibilizou banners, microscópio e lâminas positivas com ovos do Schistosoma, para que eles pudessem visualizar e entender um pouco do trabalho e observar os caramujos envolvidos no ciclo da esquistossomose.
Para a equipe de serviço social da empresa Consultoria Especializada em Processos e Pessoas (CEPP) – responsável pela execução do Projeto de Trabalho Social (PTS) no conjunto Vale Bentes 2 – as ações de saúde se somam às atividades educativas que vêm sendo realizadas naquela localidade, com o objetivo de contribuir para o protagonismo social e qualidade de vida dos moradores.
“As ações de caráter educativo da saúde desenvolvidas na comunidade são essenciais para melhorar o acesso desses moradores aos serviços de saúde. Nesse sentido, contar com a participação da equipe do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose foi bastante significativo, inclusive, para apresentar os serviços da UVZ à população”, reforçaram as assistentes sociais da CEPP, Italmira Vieira Constante de Lima e Maria Eduarda Ramos.
Últimas notícias

Suspeito de estuprar menina de 12 anos em Satuba é amigo da família e estava hospedado na casa

STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%

PRF flagra carreta com diversas irregularidades no município de Santana do Ipanema

Vídeo mostra momento em que homem é esfaqueado no bairro Caititus, em Arapiraca

Espetáculo 'Um Mundo de Possibilidades', encenado por autistas, será apresentado em Arapiraca nesta segunda (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
