Segurança

PF realiza operação em Alagoas contra fraude na Previdência Social

A ampla maioria dos benefícios suspeitos foi de auxílio-doença, com longos períodos de afastamentos

Por 7Segundos com Assessoria 18/08/2022 08h08
PF realiza operação em Alagoas contra fraude na Previdência Social
Operação realizada pela Polícia Federal - Foto: Assessoria

Alagoas, Bahia, Goiás e Distrito Federal estão sendo alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (18) que desarticulou uma quadrilha que fraudava benefícios na Previdência Social.

Os policiais federais cumprem 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 10ª Vara Federal do DF.

Os investigadores descobriram que, entre os anos de 2018 e 2022, um médico perito federal, juntamente com o ex-sócio, concorreram para inserir indevidamente dezenas de dados e atestados médicos falsos nos sistemas informatizados do INSS, com o intuito de obter fraudulentamente benefícios previdenciários por incapacidade para si mesmos, familiares, sócios e outras pessoas próximas.

A ampla maioria dos benefícios suspeitos foi de auxílio-doença, com longos períodos de afastamentos. Identificou-se que a maior parte das perícias foram antecipadas para que o médico federal investigado atendesse os beneficiários fora da agenda. Via de regra, realizava-se apenas uma contribuição, com recolhimento em data muito próxima ao requerimento do benefício. Alguns investigados, inclusive, apresentavam atestados com a mesma comorbidade, em datas quase coincidentes. Apurou-se que diversos atestados teriam sido emitidos pelos mesmos médicos assistentes, mas com claros indícios de fraude.

A deflagração da ação conjunta evitou o prejuízo aproximado de R$ 593 mil, considerando a data de cessação dos benefícios e a expectativa de vida dos segurados, calculado a partir das Tabelas de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As condutas dos envolvidos nas fraudes podem, se comprovadas, configurar crimes de associação criminosa, falsidade documental, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato previdenciário, bem como corrupção ativa e passiva.