Em reunião com representante da Uber, Rodrigo Cunha anuncia ação por mais segurança em transportes por aplicativo
Com esta medida, o senador estima que poderá haver um maior rigor no sistema de vigilância e controle do aplicativo
O senador e candidato a governador de Alagoas Rodrigo Cunha (União) encaminhará ofício à Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal para que as pessoas que têm cadastros em aplicativos de transporte sejam obrigadas a se identificarem também por fotografias.
Atualmente, o uso de fotos de clientes no cadastro é opcional.
A iniciativa de Rodrigo Cunha foi anunciada nesta quinta-feira (18) durante reunião on-line com a gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Gabriela Silveira, motoristas por aplicativo que atuam em Alagoas e a ex-vereadora Ana Hora.
Com esta medida, o senador estima que poderá haver um maior rigor no sistema de vigilância e controle do aplicativo, o que proporcionará mais segurança aos profissionais que atuam nesse segmento.
O candidato a governo pelo União Brasil também defendeu maior articulação entre as plataforma de transporte por aplicativo e as forças policiais, a fim de se garantir mais segurança para motoristas e passageiros.
“Em menos de três meses, tivemos dois casos emblemáticos de violência extrema aqui em Alagoas envolvendo motoristas por aplicativo. O último deles, assalto seguido de feminicídio, ocorreu nesta semana. Há um clamor social muito grande. As pessoas estão desesperadas e indignadas com tanto terrorismo e violência. É preciso que se encontrem soluções para que novos crimes não aconteçam e para que, claro, esse assassinato (o de Amanda Pereira) seja solucionado”, disse Rodrigo Cunha.
As motoristas por aplicativo fizeram questão de ressaltar que sentem-se mais fortalecidas porque, pela primeira vez, estão sendo ouvidas. “Agora precisamos avançar. Se é possível banir tantos motoristas por aplicativos, também tem que ser possível banir clientes”, declarou a motorista identificada como Larissa.
A representante da Uber Nacional, Gabriela Silveira, reconheceu que já há uma discussão interna na empresa para busca de mecanismos de segurança. “Inclusive, isso é uma decisão tecnológica e jurídica porque envolve dados de pessoas físicas”, justificou.
No final do encontro, ficou decidido que a representante da Uber Nacional irá atualizar os profissionais, caso novas decisões de segurança sejam implantadas.