Eleições

Agentes de saúde e de endemias destacam trabalho de Collor na garantia do piso nacional: 'parceiro fundamental'

Senador cumpriu a sua agenda de campanha

Por 7Segundos com Assessoria 19/08/2022 11h11
Agentes de saúde e de endemias destacam trabalho de Collor na garantia do piso nacional: 'parceiro fundamental'
Collor em Arapiraca - Foto: Assessoria

Cumprindo agenda de campanha na cidade de Arapiraca, nesta sexta-feira (19), o senador Collor (PTB), candidato ao governo de Alagoas, esteve reunido com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Eles destacaram o trabalho de Collor, que garantiu a implantação do piso nacional da categoria. Com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 9), a categoria passou a receber dois salários mínimos.

De acordo com Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias (Conacs), durante 11 anos a categoria lutava para a aprovação da PEC, mas não havia avanços. Ainda segundo ela, Collor abraçou a luta da categoria, mobilizou a Câmara e o Senado e, após articulação, conseguiu tirar do papel essa grande conquista.

“No momento certo encontramos a pessoa certa. O senador Collor foi muito solícito em receber a confederação nacional, tivemos um encontro muito produtivo onde recordamos que o programa foi uma ação dele quando presidente da República. E agora, poder como senador ser um mediador para tramitação célere da PEC 22. Estar em Arapiraca é um momento de agradecimento, de reconhecimento a esse senador, que não mediu esforços para conseguir essa grande vitória”.

O presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Endemias do Estado de Alagoas, Jader Albuquerque, ressaltou a importância de Collor nessa luta. Ele disse ainda que o piso nacional é uma conquista há muito esperada.

“Graças ao nosso senador Collor conseguimos vencer e não foi fácil. Collor nos encontrou em Arapiraca, ouviu nossos anseios e disse que compraria a briga. Em três meses, ele fez com que conseguíssemos a vitória. O senador Collor articulou para que a grande vitória se tornasse real. Nem os agentes nem os governos acreditavam nisso”, disse ele.

Segundo Jader Albuquerque, a única exigência da categoria era que a PEC original fosse aprovada. “Ele disse que não mudaria uma vírgula. Sendo que o senador observou que faltava um item importante: então colocou um artigo que exige a aplicabilidade imediata. Por isso que a nossa vitória é imensa, e estamos celebrando”, acrescentou Jader.