Em entrevista, Leonardo Dias defende criação de emprego e renda como alavanca para a retomada econômica
O vereador Leonardo Dias (PL), candidato a vice-governador de Alagoas ao lado de Fernando Collor (PTB), destacou – em entrevista concedida ao programa Antena Manhã – que o principal objetivo de governo de sua chapa, caso eleita, é a retomada econômica do Estado, com foco na geração de empregos.
“Atualmente, Alagoas tem o quarto pior índice de desemprego do Brasil. Enquanto isso, o país – sob o Governo Bolsonaro – vem avançando nesse quesito. Nosso Estado, porém, segue estagnado. O Brasil está batendo recordes mês a mês. Estamos chegando a 100 milhões de trabalhadores, um número jamais alcançado na história. Se Alagoas tivesse um governo alinhado com o que está acontecendo a nível federal, estaríamos acompanhando esse crescimento. Vamos tirar Alagoas desse ranking e criar um ambiente fértil para a criação de emprego e renda”, afirmou Dias.
Leonardo destacou o seu trabalho para aprovar o Marco da Liberdade Econômica, junto à Câmara Municipal de Maceió (CMM), em maio deste ano. A nova legislação desburocratizou as relações entre o poder público e os empreendedores. Para o vereador, a lei deve servir como exemplo para todo o Estado de Alagoas.
“Eu sou autor do Marco da Liberdade Econômica. Essa lei foi discutida com todas as entidades produtivas do Estado. Ela já está em vigor e visa desburocratizar os entraves entre o poder público e os empreendedores. Além disso, dá segurança jurídica para empreender em Maceió”, pontuou o vereador.
ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA
Ao ser perguntado sobre uma possível queda de arrecadação devido a redução da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Dias foi enfático ao defender que o dinheiro fique sob o poder dos consumidores, que naturalmente, acabarão investindo mais no Estado.
“O impacto da arrecadação em si não é tão grande com a Lei Complementar, isso porque é proporcional ao valor do combustível. Eu acredito que precisamos de um Estado reduzido para garantir os serviços públicos para os que mais necessitam. Defendo que o dinheiro fique na mão do consumidor. Eu acredito que precisamos de um Estado reduzido que garanta os serviços públicos para os que mais necessitam”, explanou.
“Paulo Dantas foi contra a redução do ICMS. É importante lembrar de que, se o combustível está mais barato, não foi por causa dele. Pelo contrário, o Paulo Dantas entrou na Justiça contra essa redução”, concluiu.
AGRICULTURA E AGROPECUÁRIA
Segundo Dias, Collor tem mantido seu foco no desenvolvimento da agricultura e a diversificação de plantios. O candidato a vice-governador frisou que o ex-presidente da República tem recebido apoio dos agricultores.
“Collor tem uma identidade forte com a agricultura. Ele foi o presidente que deu aposentadoria aos trabalhadores rurais e as pessoas lembram isso sempre que encontram com ele. Visitamos uma criação de hortaliças e você vê que tudo que planta, cresce em Alagoas. O que falta é incentivo. A gente tem a vocação da cana, mas precisamos fazer a diversificação na fruticultura”, finalizou.