A criação do Fundo Municipal da Mulher avança na Prefeitura de Maceió
Projeto de Lei foi enviado para apreciação e deliberação da Câmara de Vereadores
O prefeito de Maceió, JHC, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal da Mulher (FMM), que foi publicado no Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (25). O Fundo Municipal tem o objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, em especial à efetivação do enfrentamento à violência contra a mulher, desenvolvimento sustentável para à promoção da igualdade de gênero.
O FMM será administrado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e Secretaria Municipal de Assistência Social, sob orientação e fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, falou da importância da aprovação deste projeto. “A criação do Fundo Municipal da Mulher é um pleito antigo. Recebemos o Conselho dos Direitos da Mulher recentemente e nos comprometemos com o envio dessa mensagem à Câmara. O prefeito JHC assinou imediatamente e enviou para a apreciação dos vereadores. A aprovação desse projeto de lei será um avanço para a Maceió e sobretudo para as mulheres”, pontuou.
As receitas do Fundo Municipal da Pessoa da Mulher serão provenientes de dotação orçamentária, consignada anualmente, no orçamento do Município do Maceió; transferências de recursos da União, do Estado de Alagoas ou de outras entidades públicas, destinadas ao desenvolvimento e efetivação das políticas públicas voltadas para as mulheres; recursos oriundos de convênios, termos de cooperação, contratos ou outros instrumentos legais, de origem municipal, estadual, nacional ou internacional, celebrados com entidades públicas e/ou privadas com a finalidade de destinar recursos ao desenvolvimento e efetivação de políticas públicas voltadas para as mulheres ;rendimentos e juros provenientes de aplicações financeiras dos recursos do FMM; de saldos de exercícios anteriores; e de outros recursos que lhe forem destinados.
Com a aprovação do projeto de Lei, os recursos do FMM poderão ser utilizados para manter os equipamentos geridos pelo Gabinete da Mulher; manter e ampliar os serviços e programas de prevenção à violência de gênero contra a mulher e os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexista; investir e/ou apoiar pesquisas e estudos de temas de interesse da política pública para a mulher de Maceió; e em ações de formação e capacitação para a igualdade de gênero; desenvolver ações de promoção do empoderamento e da autonomia econômica das mulheres; desenvolver ações de promoção e fortalecimento sociopolítico das mulheres, entre outras.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
