Coligação Verde e Amarelo: Justiça Eleitoral determina que sites excluam publicação de pesquisa fake
Na decisão, a Justiça Eleitoral dá um prazo de 24h para a remoção do conteúdo, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, abstendo-se da nova divulgação de pesquisas não registradas no órgão.
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) determinou, neste sábado (27), a imediata exclusão de reportagens veiculadas num site de notícias que fazem referência a uma pesquisa fake ao Governo de Alagoas. A representação foi impetrada pela Coligação Verde e Amarelo.
De acordo com a representação, os sites Repórter Maceió e BR104, além do perfil no instagram PolíticaAlagoana, divulgaram uma pesquisa eleitoral no dia 21 de agosto não registrada no TRE/AL, violando as normas de regência a fim de modificar o contexto da opinião pública a respeito das intenções de voto.
“Aludida prática indica violação à Resolução que estabelece a forma pela qual deve ser realizada a divulgação das eventuais pesquisas eleitorais, bem como os requisitos para o seu efetivo registro perante a Justiça Eleitoral, partindo-se da premissa de que somente pesquisas registradas poderão ser disponibilizadas a conhecimento público”, diz a representação.
Na decisão, a desembargadora Jamile Duarte Coelho Vieira, explica que a reportagem, ao usar menção reiterada da palavra pesquisa, “tem o condão de transmitir credibilidade ao eleitorado capaz de provocar a falsa ideia acerca das possibilidades de êxito de um ou de outro candidato e a potencialidade de interferir na sua futura escolha. Mesmo porque a maioria dos eleitores desconhece que as pesquisas propriamente ditas devem se nortear por critérios técnicos nela não revelados”.
“A referência a palavra sondagem, “não registrada no TRE” não elide a responsabilidade pela divulgação da pesquisa, ainda mais referindo-se a conceitos abstratos “quantitativas e qualificativas” sem que a Coligação Representante ou o Candidato possam acessar dados fundamentais para entender o resultado, a exemplo da metodologia, periodicização, verificação da coleta de dados e questionário aplicado”, diz a relatora.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
