Saúde

A um dia do fim, campanha contra poliomielite tem baixa adesão em Maceió

Aproximadamente um terço do esperado se vacinou

Por 7Segundos com Metrópoles 29/09/2022 14h02 - Atualizado em 29/09/2022 15h03
A um dia do fim, campanha contra poliomielite tem baixa adesão em Maceió
Vacinação (Ilustração) - Foto: Extraído de Decom PMP

Com a campanha de vacinação contra a poliomielite se encerrando nesta sexta-feira (30), os números da capital alagoana se mostram bem abaixo do esperado.

Segundo informações da Campanha Nacional de Vacinação, Maceió tinha previsto uma adesão de aproximadamente 51.000 crianças, no entanto a um dia do fim da campanha, o número de vacinados se aproxima de 17.000, um valor de aproximadamente 33% do esperado.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil começou no dia 8/8. O reforço é destinado às crianças menores de cinco anos que não receberam nenhuma dose da vacina e as que ainda não completaram o esquema vacinal.

O incentivo à imunização das crianças é uma medida para combater o retorno da doença no Brasil. Em países europeus e em Israel, a ausência da medida preventivas já provocou o surgimento de casos; nos Estados Unidos, a governadora de Nova York declarou estado de emergência no estado após o vírus da poliomielite ser encontrado em amostras de esgoto.

Na semana passada, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou que o Brasil também corre o risco de reintrodução da doença.

A paralisia infantil é causada pelo polivírus selvagem (PVS), que pode infectar crianças e adultos. A contaminação ocorre via fecal e oral e casos graves podem levar à paralisia dos membros inferiores.