A ciência descobriu por que comer tarde da noite provoca ganho de peso
A ciência descobriu por que comer tarde da noite provoca ganho de pesoFica a dica para os adeptos do jejum intermitente: melhor jantar bem cedo do que pular o café da manhã
Isto até sua avó já sabia: comer tarde da noite não faz bem. Quem tem refluxo, por exemplo, precisa fazer sua última refeição horas antes de ir para cama. E uma série de pesquisas já haviam demonstrado que a visita à geladeira antes de dormir está associada a um risco maior de obesidade. O que faltava descobrir é o que acontece com o organismo para que haja esse risco. Agora não falta mais.
Um estudo americano revelou que comer quatro horas mais tarde que o normal muda nossos mecanismos fisiológicos e moleculares, resultando no ganho de peso.
RelacionadasSaúdeComer arroz todo dia pode evitar ganho de peso, aponta estudoSaúdeJejuar ajuda a emagrecer? Veja o que diz a ciênciaSaúdePesquisa associa dieta sem carne a maior risco de fratura óssea
Os participantes do estudo se dividiram em dois horários diferentes de refeição. Cada um por um período de seis dias. A primeira orientação era de que começassem suas refeições no início do dia e fizessem a última quase sete horas antes de dormir. O segundo protocolo era para que adiassem todas as suas refeições diárias por quatro horas. Ou seja, a última refeição foi pouco menos de três horas antes de ir para a cama. Nessa versão, os voluntários nem tomaram café da manhã; trocaram por um almoço já. E depois o que seria o almoço virou um jantar cedo e ainda havia uma última refeição (na prática, um segundo jantar).
As dietas eram idênticas. O que o estudo analisou foi a influência do apetite em cada horário; o impacto que essa hora de comer teve no gasto de calorias e as alterações moleculares no tecido de gordura.
Com exames de sangue e outras técnicas (incluindo uma biópsia no tecido do abdômen), os pesquisadores descobriram que a alimentação tardia aumenta a sensação de fome e diminui o número de calorias queimadas no dia seguinte. Além disso, quem comia tarde tinha alterações moleculares que provocam armazenamento de gordura.
A equipe aponta que a influência do horário das refeições no ganho de peso tem a ver com nosso ritmo circadiano. Esse mecanismo que nosso cérebro tem para influenciar o fluxo e refluxo normal dos hormônios é particularmente sensível à luz e… à ingestão de alimentos.
A hora de comer tem uma forte ligação com o ritmo circadiano em humanos. Isso porque, desde nossos antepassados mais longínquos, dormimos quando está escuro e comemos mais durante o dia, quando está claro. Quando comemos tarde, isso bagunça o ritmo circadiano natural, causando alterações nos sinais de fome do corpo e na maneira como ele usa calorias e armazena gordura.
Quem faz a técnica do jejum intermitente e pula o café da manhã, para ter um intervalo maior de horas entre as refeições, portanto, não está indo na direção certa, caso sua intenção seja perder peso. Melhor jejuar à noite.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
