Cadáver de baleia inflado como balão é encontrado em praia e pode explodir
Carcaça encalhada em ilha canadense está cheia de gases criados pela decomposição. Até o momento, não há risco iminente de acidentes
O cadáver de uma baleia-jubarte encalhou em uma praia da Ilha Malcom, na província canadense da Colúmbia Britânica. Apesar de não apresentar nenhum ferimento, a carcaça de Spike, como ela era conhecida, está completamente inflada por gases decorrentes do processo de decomposição.
Em entrevista à revista Newsweek, Jackie Hildering, pesquisadora da espécie e diretora de comunicações da Sociedade de Educação e Pesquisa Marinha (MERS, na sigla em inglês), classificou o inchaço como "completamente normal". "Eventualmente, esse gás encontrará uma maneira de escapar e o corpo se esvaziará", acrescentou.,
Em alguns casos, o processo de inflação pode gerar a ruptura da pele do animal. No ano de 2004, por exemplo, o cadáver de uma cachalote com 60 toneladas explodiu como um balão, enquanto era transportado por uma movimentada rua de Tainan, em Taiwan. Prédios e transeuntes acabaram cobertos pelas vísceras ensanguentadas do bicho.
Felizmente, de acordo com Jackie, Spike aparentemente não corre risco de estourar tão cedo: "Na noite de ontem, a barriga e a garganta distendidas dessa baleia já haviam diminuído em comparação com fotos anteriores."
À medida em que o gás é expelido, a carcaça pode ser tragada de volta ao oceano. No entanto, enquanto há tempo, pesquisadora e equipe prenderam Spike para que uma necrópsia seja realizada e revele a causa da morte da criatura.
"As baleias mortas geralmente afundam e, portanto, as histórias das mortes delas geralmente não são conhecidas", justificou a especialista.