Saúde realiza coleta de pneus em borracharias de Maceió
Ação teve o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) segue comprometida no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses urbanas e que representam um grande problema na saúde pública no mundo. Buscando eliminar criadouros do vetor, a SMS realizou, nesta sexta-feira (25), mais uma ação de recolhimento de pneus em borracharias da capital.
Coordenada pela Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, a coleta de pneus ocorreu nos bairros Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Vergel do Lago, Levada e Barro Duro. O trabalho resultou na visitação de 28 borracharias e 269 pneus recolhidos por estarem armazenados de forma irregular.
De acordo com o coordenador do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Erivaldo Raimundo, os bairros que foram visitados concentram um elevado número de borracharias, o que aumenta a possibilidade de encontrar acúmulo de água em pneus e o descarte irregular destes materiais.
“Nesses bairros há uma grande quantidade de borracharias, por isso há um descarte ilegal de pneus em alguns lugares. Então, tivemos que concentrar a coleta nesses bairros para evitar a proliferação do mosquito nesse tipo de depósito e, consequentemente, doenças como dengue, zika e chikungunya. Essa ação é preconizada pelo Ministério da Saúde aos municípios e Maceió está fazendo a sua parte para combater o aedes aegypti”, afirma.
O coordenador ressalta, ainda, que as ações consistem em levar orientações educativas aos donos de borracharias, a fim de conscientizá-los sobre os riscos que o armazenamento inadequado pode trazer à saúde da população.
“Nosso intuito é orientar e conscientizar os proprietários das borracharias e a população em geral sobre os riscos que o armazenamento inadequado ou o descarte irregular podem trazer para a saúde das pessoas. Queremos garantir um maior controle sobre a proliferação do mosquito e contribuir para a diminuição do número de casos em arboviroses como dengue, zika e chikungunya”, conclui.
Os pneus que foram recolhidos pelos agentes de combate às endemias foram levados até o Ecoponto, equipamento da Prefeitura de Maceió utilizado para reduzir o descarte irregular de resíduos.