O desafio da UFAL de se reerguer no novo Governo
Instituições federais sofrem situação agonizante

A situação financeira agonizante das universidades públicas brasileiras neste fim de ano encenado pelo governo Jair Bolsonaro traz um problema com o orçamento do ano que vem que já foi aprovado. As Universidades estão sem recursos para fazer os pagamentos mais básicos.
A Universidade Federal de Alagoas terminar o ano de 2022 com um bloqueio de recursos da ordem de R$ 9,5 milhões no limite de empenho. Isso significa que com mais esse corte, o Ministério da Educação afeta em cheio o encerramento do ano fiscal da Ufal e das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que juntas perderam R$ 244 milhões.
"O rapa tacho" é consequência de mais um bloqueio feito pelo governo federal para tentar pôr as despesas nos eixos, depois da gastança desenfreada com intuito de reeleger o presidente Jair Bolsonaro.
“O governo raspou todo orçamento da Ufal que ainda não tinha sido executado. Isso prejudica a Ufal e todas as instituições federais de ensino superior também foram atingidas. Isso quer dizer que aquelas compras que estavam em andamento e os pagamentos de contratos de longo prazo, que chamamos de continuados, que seriam fechados agora na virada do ano, com obras, compra de automóveis, computadores e equipamentos, além de pagamentos de despesa com passagens e diárias e combustível, que não são continuados, estão comprometidos", disse o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo.
Ao novo governo, caberá recolocar no rumo a área mais importante para o futuro do país. E a equipe de transição da área já se reuniu com representantes para tentar dá um suporte no início do ano, para que as despesas mais urgentes sejam sanadas.
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
