O desafio da UFAL de se reerguer no novo Governo
Instituições federais sofrem situação agonizante
A situação financeira agonizante das universidades públicas brasileiras neste fim de ano encenado pelo governo Jair Bolsonaro traz um problema com o orçamento do ano que vem que já foi aprovado. As Universidades estão sem recursos para fazer os pagamentos mais básicos.
A Universidade Federal de Alagoas terminar o ano de 2022 com um bloqueio de recursos da ordem de R$ 9,5 milhões no limite de empenho. Isso significa que com mais esse corte, o Ministério da Educação afeta em cheio o encerramento do ano fiscal da Ufal e das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que juntas perderam R$ 244 milhões.
"O rapa tacho" é consequência de mais um bloqueio feito pelo governo federal para tentar pôr as despesas nos eixos, depois da gastança desenfreada com intuito de reeleger o presidente Jair Bolsonaro.
“O governo raspou todo orçamento da Ufal que ainda não tinha sido executado. Isso prejudica a Ufal e todas as instituições federais de ensino superior também foram atingidas. Isso quer dizer que aquelas compras que estavam em andamento e os pagamentos de contratos de longo prazo, que chamamos de continuados, que seriam fechados agora na virada do ano, com obras, compra de automóveis, computadores e equipamentos, além de pagamentos de despesa com passagens e diárias e combustível, que não são continuados, estão comprometidos", disse o reitor da UFAL, Josealdo Tonholo.
Ao novo governo, caberá recolocar no rumo a área mais importante para o futuro do país. E a equipe de transição da área já se reuniu com representantes para tentar dá um suporte no início do ano, para que as despesas mais urgentes sejam sanadas.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
