Futuro chanceler diz que relações com Venezuela serão restabelecidas
Indicado para Itamaraty, Mauro Vieira deixou claro que relações com país vizinho serão tratadas com Nicolás Maduro

O embaixador Mauro Vieira, escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT), para ser o próximo ministro das Relações Exteriores disse, nesta quarta-feira (14) em conversa com jornalistas, que o Brasil vai reestabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela a partir do dia 1° de janeiro.
“Num primeiro momento [vamos enviar] um encarregado de negócios, para retomar os prédios e residências que temos lá, chancelaria, e reabrir a embaixada. E posteriormente vamos indicar embaixador também para junto do governo venezuelano”, completou o diplomata.
Questionado se o governo eleito deixará de reconhecer, de imediato, o autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó, como representante do país vizinho, Vieira insinuou que ignora esse fato. O futuro ministro deixou claro que o Brasil só trabalhará com uma hipótese de relacionamento com a Venezuela. “[Será] com governo que foi eleito; o governo Maduro”, frisou.
Em janeiro de 2019, durante pronunciamento no Fórum de Davos, na Suíça, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), deixou de reconhecer Nicolás Maduro como chefe de Estado da Venezuela. Na época, junto com outros países, ofereceu “apoio político e econômico ao país vizinho durante a transição ao regime democrático”, com a alegação de que estaria havendo um golpe político na região.
Apesar da pressão internacional, Maduro continua à frente da Venezuela. Ainda por conta de uma sanção brasileira, tanto ele, quanto políticos próximos estão impedidos de entrar no Brasil. Esse é um outro problema que chegou à transição do governo federal.
O embaixador Fernando Igreja, um dos responsáveis pela organização da posse presidencial, informou que Nicolás Maduro foi convidado para o evento. Mas, até o momento, não poderá comparecer porque até o dia da cerimônia continuam vigentes os vetos de acesso ao país impostos pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Posse
Nesta quarta-feira (15) a equipe da transição do governo atualizou a lista de chefes de Estado e de governo confirmados para a posse. Na lista estão Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
Últimas notícias

Suspeitos de tráfico em Campo Alegre monitoravam moradores por meio de câmeras

Homem é preso após agredir ex com socos e puxões de cabelo em Lagoa da Canoa

Homem morre após ser baleado em Lagoa da Canoa

Projeto de Cabo Bebeto amplia benefícios fiscais para PCD na compra de veículos em Alagoas

Wanessa Camargo é agredida por Dado Dolabella em bar

Prefeito de Belo Horizonte visita Maceió e elogia projetos inovadores da gestão JHC
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
