Mundo

Futuro chanceler diz que relações com Venezuela serão restabelecidas

Indicado para Itamaraty, Mauro Vieira deixou claro que relações com país vizinho serão tratadas com Nicolás Maduro

Por 7Segundos com CNN 14/12/2022 18h06
Futuro chanceler diz que relações com Venezuela serão restabelecidas
Mauro Vieira, indicado por Lula como ministro das Relações Exteriores - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O embaixador Mauro Vieira, escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT), para ser o próximo ministro das Relações Exteriores disse, nesta quarta-feira (14) em conversa com jornalistas, que o Brasil vai reestabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela a partir do dia 1° de janeiro.

“Num primeiro momento [vamos enviar] um encarregado de negócios, para retomar os prédios e residências que temos lá, chancelaria, e reabrir a embaixada. E posteriormente vamos indicar embaixador também para junto do governo venezuelano”, completou o diplomata.

Questionado se o governo eleito deixará de reconhecer, de imediato, o autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó, como representante do país vizinho, Vieira insinuou que ignora esse fato. O futuro ministro deixou claro que o Brasil só trabalhará com uma hipótese de relacionamento com a Venezuela. “[Será] com governo que foi eleito; o governo Maduro”, frisou.

Em janeiro de 2019, durante pronunciamento no Fórum de Davos, na Suíça, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), deixou de reconhecer Nicolás Maduro como chefe de Estado da Venezuela. Na época, junto com outros países, ofereceu “apoio político e econômico ao país vizinho durante a transição ao regime democrático”, com a alegação de que estaria havendo um golpe político na região.

Apesar da pressão internacional, Maduro continua à frente da Venezuela. Ainda por conta de uma sanção brasileira, tanto ele, quanto políticos próximos estão impedidos de entrar no Brasil. Esse é um outro problema que chegou à transição do governo federal.

O embaixador Fernando Igreja, um dos responsáveis pela organização da posse presidencial, informou que Nicolás Maduro foi convidado para o evento. Mas, até o momento, não poderá comparecer porque até o dia da cerimônia continuam vigentes os vetos de acesso ao país impostos pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).

Posse

Nesta quarta-feira (15) a equipe da transição do governo atualizou a lista de chefes de Estado e de governo confirmados para a posse. Na lista estão Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.