Futuro chanceler diz que relações com Venezuela serão restabelecidas
Indicado para Itamaraty, Mauro Vieira deixou claro que relações com país vizinho serão tratadas com Nicolás Maduro
O embaixador Mauro Vieira, escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva(PT), para ser o próximo ministro das Relações Exteriores disse, nesta quarta-feira (14) em conversa com jornalistas, que o Brasil vai reestabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela a partir do dia 1° de janeiro.
“Num primeiro momento [vamos enviar] um encarregado de negócios, para retomar os prédios e residências que temos lá, chancelaria, e reabrir a embaixada. E posteriormente vamos indicar embaixador também para junto do governo venezuelano”, completou o diplomata.
Questionado se o governo eleito deixará de reconhecer, de imediato, o autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó, como representante do país vizinho, Vieira insinuou que ignora esse fato. O futuro ministro deixou claro que o Brasil só trabalhará com uma hipótese de relacionamento com a Venezuela. “[Será] com governo que foi eleito; o governo Maduro”, frisou.
Em janeiro de 2019, durante pronunciamento no Fórum de Davos, na Suíça, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), deixou de reconhecer Nicolás Maduro como chefe de Estado da Venezuela. Na época, junto com outros países, ofereceu “apoio político e econômico ao país vizinho durante a transição ao regime democrático”, com a alegação de que estaria havendo um golpe político na região.
Apesar da pressão internacional, Maduro continua à frente da Venezuela. Ainda por conta de uma sanção brasileira, tanto ele, quanto políticos próximos estão impedidos de entrar no Brasil. Esse é um outro problema que chegou à transição do governo federal.
O embaixador Fernando Igreja, um dos responsáveis pela organização da posse presidencial, informou que Nicolás Maduro foi convidado para o evento. Mas, até o momento, não poderá comparecer porque até o dia da cerimônia continuam vigentes os vetos de acesso ao país impostos pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL).
Posse
Nesta quarta-feira (15) a equipe da transição do governo atualizou a lista de chefes de Estado e de governo confirmados para a posse. Na lista estão Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
