Prefeitura promove capacitação sobre uso racional de medicamentos
Treinamento foi direcionado a assistentes administrativos que atuam nas farmácias das Unidades de Saúde de Maceió
A coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria de Saúde de Maceió, realizou na tarde de segunda-feira (19), no auditório da SMS, uma capacitação direcionada a assistentes administrativos que trabalham nas farmácias das unidades de saúde do município. O objetivo do treinamento foi discutir o papel do assistente administrativo no uso racional dos medicamentos e discutir outras questões técnicas relacionadas ao cotidiano de trabalho.
Foi discutido junto aos profissionais protocolos relacionados às vias de administração dos medicamentos e suas formas farmacêuticas (uso de medicamentos sólidos e líquidos de uso oral, entre outros), entrega de medicamentos mediante apresentação de receita emitida por profissional habilitado, prestando as informações necessárias sob a supervisão farmacêutica, entre outros, com o intuito de prestar uma melhor assistência aos usuários que buscam pelo serviço.
Os profissionais também foram capacitados sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), Programa Farmácia Popular, Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e demais programas municipais.
Mirela Quirino, farmacêutica e técnica da Coordenação de Farmácia e Bioquímica, abordou, ainda, com os profissionais questões como armazenamento de medicamentos. “Os medicamentos devem ficar fora do alcance de crianças, em local seco, arejado, sem luz, sem calor, sem umidade. É preciso que todos os profissionais estejam atentos à posologia desses medicamentos, principalmente para orientar aqueles usuários que não sabem ler, para que eles possam seguir o tratamento da forma correta”, destaca.
Além de protocolos técnicos, durante a capacitação também foram abordadas questões referentes ao acolhimento dos usuários. “É importante que a demanda apresentada pelo usuário seja acolhida, escutada, problematizada e reconhecida como legítima. O acolhimento deve ser postura e atitude”, completa Mirela Quirino, farmacêutica e técnica da Coordenação de Farmácia e Bioquímica.
Prescrição digital
No período da manhã, foi realizada a capacitação para farmacêuticos das unidades de saúde, que discutiu questões como o cuidado farmacêutico na rede de Atenção Primária, apresentando os avanços do setor neste ano. Um dos pontos importantes repassados para os profissionais foi a Prescrição Digital, plataforma gratuita de prescrição e dispensação eletrônica de medicamentos, resultado da parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), válida para todo o território nacional.
Em Maceió, a Prescrição Digital será utilizada para validação de receita digital recebida nas farmácias das Unidades de Saúde de Maceió, assim como o registro da dispensação dos itens. As receitas digitais, para serem dispensadas nas Unidades de Saúde, deverão ter sido prescritas pelos médicos através da plataforma https://prescricaoeletronica.cfm.org.br.