Prefeitura promove capacitação sobre uso racional de medicamentos
Treinamento foi direcionado a assistentes administrativos que atuam nas farmácias das Unidades de Saúde de Maceió

A coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria de Saúde de Maceió, realizou na tarde de segunda-feira (19), no auditório da SMS, uma capacitação direcionada a assistentes administrativos que trabalham nas farmácias das unidades de saúde do município. O objetivo do treinamento foi discutir o papel do assistente administrativo no uso racional dos medicamentos e discutir outras questões técnicas relacionadas ao cotidiano de trabalho.
Foi discutido junto aos profissionais protocolos relacionados às vias de administração dos medicamentos e suas formas farmacêuticas (uso de medicamentos sólidos e líquidos de uso oral, entre outros), entrega de medicamentos mediante apresentação de receita emitida por profissional habilitado, prestando as informações necessárias sob a supervisão farmacêutica, entre outros, com o intuito de prestar uma melhor assistência aos usuários que buscam pelo serviço.
Os profissionais também foram capacitados sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), Programa Farmácia Popular, Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e demais programas municipais.
Mirela Quirino, farmacêutica e técnica da Coordenação de Farmácia e Bioquímica, abordou, ainda, com os profissionais questões como armazenamento de medicamentos. “Os medicamentos devem ficar fora do alcance de crianças, em local seco, arejado, sem luz, sem calor, sem umidade. É preciso que todos os profissionais estejam atentos à posologia desses medicamentos, principalmente para orientar aqueles usuários que não sabem ler, para que eles possam seguir o tratamento da forma correta”, destaca.
Além de protocolos técnicos, durante a capacitação também foram abordadas questões referentes ao acolhimento dos usuários. “É importante que a demanda apresentada pelo usuário seja acolhida, escutada, problematizada e reconhecida como legítima. O acolhimento deve ser postura e atitude”, completa Mirela Quirino, farmacêutica e técnica da Coordenação de Farmácia e Bioquímica.
Prescrição digital
No período da manhã, foi realizada a capacitação para farmacêuticos das unidades de saúde, que discutiu questões como o cuidado farmacêutico na rede de Atenção Primária, apresentando os avanços do setor neste ano. Um dos pontos importantes repassados para os profissionais foi a Prescrição Digital, plataforma gratuita de prescrição e dispensação eletrônica de medicamentos, resultado da parceria entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), válida para todo o território nacional.
Em Maceió, a Prescrição Digital será utilizada para validação de receita digital recebida nas farmácias das Unidades de Saúde de Maceió, assim como o registro da dispensação dos itens. As receitas digitais, para serem dispensadas nas Unidades de Saúde, deverão ter sido prescritas pelos médicos através da plataforma https://prescricaoeletronica.cfm.org.br.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
