Lei de Leonardo Dias destina 50% do valor do acordo para população atingida por afundamento de solo
O vereador Leonardo Dias comemorou a aprovação da PL
A Câmara Municipal de Maceió (CMM) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei – de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) – que criou regras para destinação dos valores recebidos pelo Município em acordos de indenização com a mineradora Braskem, apontada como responsável pelo afundamento de solo dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol.
De acordo com o Projeto de Lei, ficou disciplinado que:
* 50% do valor do acordo deverá ser utilizado para fins de compensação financeira dos proprietários e moradores dos imóveis desocupados, bem como dos indivíduos que exerciam atividades econômicas nas áreas de risco, conforme o Mapa de Danos;
* 25% deverá ser investido, especificamente, na concretização de projetos de revitalização na região de entorno das áreas atingidas (raio de 1.500 metros), visando preservar a ordem urbanística, patrimônio histórico-cultural, os vazios urbanos e memória dos bairros;
* 25% para ser utilizado em obras ou serviços em Saúde, Educação e Assistência Social, nas áreas com maior déficit social do Município.
“É uma importante vitória para as mais de 60 mil pessoas atingidas pelo afundamento de solo e para a população do entorno, que hoje sofre com o abandono dos vazios urbanos. Temos acompanhado o sofrimento das pessoas que moram na Chã de Bebedouro, na rua Marquês de Abrantes, no Flexal e outros locais, que estão ilhadas e com dificuldades para terem acesso a atividades essenciais como saúde pública e educação”, afirmou.
O vereador Leonardo Dias comemorou a aprovação da Lei e relembrou o seu trabalho de construção do projeto como presidente da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS).
“Esse projeto nasceu de inúmeras oitivas realizadas junto à comunidade no local e na Câmara de Vereadores. Visitei centenas de residências atingidas e discuti com a população cada dificuldade enfrentada nos últimos anos, desde o início da tragédia. A Lei é uma resposta a estas pessoas que viram seus passados apagados, os seus presentes destruídos e seus futuros ameaçados. Esperamos que o prefeito JHC, um dos primeiros políticos a se preocupar com essas famílias, possa sancionar com brevidade esta lei”, concluiu Dias.
Últimas notícias
Homem é preso com armas após denúncia de disparos contra animais em Piaçabuçu
No Dia Nacional de Combate à Violência Infantil, Girau faz caminhada do Maio Laranja
Flávio confirma encontro com Vorcaro após banqueiro ter sido preso
Mulher trans é espancada por grupo na Avenida da Paz, em Maceió
Lula pede estudo sobre baixa adesão ao programa Reforma Casa Brasil
Morte de biomédico Jeová Wanderlley causa comoção em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
