Cotada para Planejamento, Simone Tebet estaria enfrentando resistência de Haddad
Com dificuldades de preencher o posto, Lula avalia conversar com o MDB sobre possibilidade de senadora assumir Cidades

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem reunião prevista com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir sua eventual nomeação para o Ministério do Planejamento, mas, segundo dirigentes do PT, a possibilidade estaria enfrentando resistência de um petista de peso: o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A suposta insatisfação de Haddad com uma nomeação da senadora para a equipe econômica já teria, segundo dirigentes petistas, sido transmitida a Lula, que tenta chegar a uma equação que contemple Tebet em sua Esplanada dos Ministérios.
Para isso, Lula deve ter uma nova conversa com a cúpula nacional do MDB. Uma saída seria nomear a senadora para o Ministério das Cidades, pasta que ela tem sinalizado preferência, e indicar um representante da bancada do partido na Câmara dos Deputados em outro assento na Esplanada.
Tebet foi aconselhada por um grupo de aliados a apresentar a Lula nesta terça-feira (27) uma série de condições para assumir o Planejamento, o que inclui controle dos bancos públicos e do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).
Lula, no entanto, já sinalizou a dirigentes petistas que, caso a senadora apresente as exigências, ele deve resistir aos pedidos. Por isso, já avalia um plano B que contemple tanto Tebet como o MDB da Câmara dos Deputados.
Na semana passada, Lula já tinha acenado com Cidades para a bancada federal do MDB na Câmara. O nome indicado era de Jader Filho, irmão do governador do Pará, Helder Barbalho.
Nos bastidores, o entorno de Haddad tem lembrado que Tebet se lançou candidata à sucessão presidencial apoiada pelo mercado financeiro e que uma eventual escolha dela no Planejamento levaria à pasta nomes liberais que divergem da linha que o futuro ministro pretende adotar na formulação de políticas públicas.
Haddad pretende apresentar até o meio de 2023 um novo regime fiscal e assumiu como prioridade para o primeiro ano a aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional, propostas bem-vistas pelo mercado financeiro, mas o futuro ministro não abre mão de adotar um perfil expansionista na área social.
Há cerca de dez dias, Haddad teria convidado o ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB) para assumir o comando do Planejamento. O convite teria sido feito por telefone e Renan Filho teria dito a Haddad que a resposta seria dada após conversas da bancada do MDB no Senado Federal.
A preferência do MDB é que Renan Filho assuma o Ministério dos Transportes, pasta com maior vitrine eleitoral. Mas Lula tem insistido nos bastidores que o nome dele para Planejamento seria a melhor opção para acomodar os interesses de Haddad e de Tebet.
Em meio à falta de entendimento, o futuro político de Tebet segue incerto. A senadora, que encerra o mandato neste ano, foi cotada em um primeiro momento para assumir o Desenvolvimento Social, responsável por gerir o Bolsa Família.
O cargo era a preferência de Tebet pela visibilidade e importância que teria, mas acabou sendo entregue ao senador eleito Wellington Dias (PT-PI).
O nome da senadora também foi ventilado para o Ministério do Meio Ambiente, mas a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) não quis abrir mão do posto para assumir a função de Autoridade para Mudanças Climáticas.
A pessoas próximas, Tebet tem reafirmado que gostaria de fazer parte do governo Lula, mas deixado claro que não necessariamente precisa fazer parte da nova gestão caso o posto oferecido não seja satisfatório.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
