PL pretende homenagear Clarice Lispector com nome de rua em Maceió
Proposta é de autoria da vereadora Teca Nelma

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (4) um parecer positivo para o Projeto de Lei (PL) Nº603/2022 de autoria da vereadora Teca Nelma (PSD) que sugere homenagear a autora Clarice Lispector com o nome de uma rua na capital.
Localizada no bairro Cidade Universitária, a atual Rua A INOCOOP, situada no Conjunto INOCOOP de CEP 57072-011, poderá ser renomeada para Rua Clarice Lispector, em alusão à escritora ucraniana naturalizada brasileira.
Conforme a avaliação feita pela Câmara, o seguinte PL tem como objetivo fomentar e valorizar a cultura nacional e local. Portanto, a proposta da vereadora Teca Nelma foi considerada constitucional e deve ser novamente avaliada antes de ser aprovada oficialmente pelo Município.
Clarice Lispector
Clarice nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920. Com ascendência judaica, a escritora e sua família foram obrigados a fugir do país em decorrência da perseguição política contra o seu povo.
De início, Lispector viveu por um tempo em Maceió com os seus familiares, se mudando posteriormente para Recife. Aos oito anos, após o falecimento de sua mãe, a romancista se mudou para o Rio de Janeiro, onde ficou até o fim de sua vida.
Em seu romance A Hora da Estrela, Clarice prestou uma homenagem à capital alagoana através da sua personagem Macabéa, que vive em Maceió em um determinado momento da narrativa.
A escritora e também jornalista morreu aos 56 anos em 1977 no dia 9 de dezembro, sendo consagrada um dos maiores nomes de toda a literatura nacional. Em 2023, serão celebrados 46 anos do seu falecimento.
Últimas notícias

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Suspeito de homicídio em Igreja Nova é preso pela Polícia Civil em Arapiraca

Paciente psiquiátrico faz ameaças com facas e é contigo pela PM após 3h de negociação, em Arapiraca

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

Jornalista alagoano e ativista PCD, Gustavo Amorim, morre aos 35 anos

Homem assassinado na parte alta de Maceió tinha histórico criminal no Rio Grande do Sul
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
