Governo de Alagoas cria Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais
Sala de Alerta da Semarh ganha status institucional e é transformada em Superintendência

A Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se transformou em Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais. A mudança foi homologada pelo governador Paulo Dantas na Lei Delegada 48, publicada em 31 de dezembro de 2022.
Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César, ”o trabalho que tem sido realizado pelos técnicos da Sala de Alerta teve o reconhecimento do nosso governador, Paulo Dantas, que criou, na Lei Delegada de número 48, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, e nada mais adequado do que a gente ter o Vinicius Pinho, que já coordenava a Sala de Alerta, como Superintendente desta pasta. Esse é um reconhecimento também nosso a esse trabalho que tem passado nas TVs, nas rádios e nos sites, enquanto um grande espaço de prevenção que tem salvado muitas vidas”.
Na prática, a estrutura da Sala de Alerta, que não existia no organograma institucional, agora funcionará como Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, se encarregando do controle e vigilância acerca dos dados meteorológicos e emissão de alertas climáticos no Estado de Alagoas.
Para o meteorologista Vinícius Pinho, agora superintendente, a missão foi recebida com muito entusiasmo."A criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais foi uma vitória, porque pela primeira vez a gente vê o nosso trabalho ser reconhecido pela Secretaria, e isso foi uma felicidade imensa. A Sala de Alerta tem uma atuação forte junto à população, mas institucionalmente ela não existia, e esse fortalecimento do Governo do Estado pela Semarh faz com que melhore muito a qualidade do nosso serviço, porque a equipe vai trabalhar com mais segurança e consequentemente com resultados melhores”, explicou.
Dentre as atribuições da nova Superintendência, estão o acompanhamento e controle dos alertas gerados pelo nível de chuvas, aumento da vazão de rios, velocidade do vento, além da previsão do tempo para toda Alagoas. O setor também atuará na prevenção e mitigação das consequências dos desastres naturais, como enchentes, desabamentos de encostas e
barreiras, buscando, nas análise dos dados, garantir a proteção do povo alagoano.
Últimas notícias

Morre aos 44 anos MC Pink, filha caçula de Garrincha

Câmara de Maceió divulga estudantes selecionados para participar do programa Plenarinho

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Saúde e mobilidade urbana: Luciano Barbosa entrega duas grandes obras nesta segunda-feira (6)

Em audiência pública, Carol Dias defende planejamento antecipado para acolhimento de idosos

Vice-governador e presidente da Conab lançam 1ª etapa do Programa de Aquisição de Alimentos 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
