Após reunião com presidente Lula, reitor da Ufal espera recomposição orçamentária
O reitor falou em entrevista ao 7segundos que o orçamento previsto para 2023 é similar ao de 2009
Em novembro de 2022, o Ministério da Educação anunciou cortes na Universidades Federais de todo o país. A UFAL (Universidade Federal de Alagoas) sofreu com uma redução de R$ 9,5 milhões do orçamento. O Reitor da universidade, Josealdo Tonholo, disse que o corte era uma ação irresponsável.
Após os cortes, o Restaurante Universitário (RU) fechou as portas devido a falta de recursos para continuar funcionando. Também foi relatado problemas com pagamentos de bolsas e fornecedores.
O reitor falou em entrevista ao 7Segundos que o orçamento, feito pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, previsto para 2023 é similar ao de 2009, nessa época a UFAL não tinha o campus do Sertão. Em 2021, foi preciso realizar cortes na equipe da segurança e limpeza, além de nenhuma bolsa de extensão ter sido paga e também não houve nenhuma bolsa de início de extensão científica.
“Infelizmente, não há mais o que cortar das empresas terceirizadas que prestam serviços para universidade, nem do ponto de vista acadêmico ou senão a universidade simplesmente se deixa de o seu papel deixa de funcionar.” disse.
O Presidente Lula (PT) realizou uma reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Foi possível fazer um levantamento completo da situação de cada uma das instituições e identificar os gargalos de operação.” falou Tonholo.
É esperado que o Governo Federal faça a compensação do repasse neste ano. “A nossa expectativa é que o governo faça a compensação do ano de 2023 e a recomposição do orçamento do ano passado. Não é uma tarefa fácil, se não houver uma sensibilidade do governo federal, corre um sério risco de descontinuidade as atividades em todos os campis” disse o Reitor.
*Com supervisão da Editoria
Veja também
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
