HGE realiza mais de 80 cateterismos cardíacos nos primeiros 15 dias de 2023
O hospital é referência em cardiologia e, no ano passado, tratou 4.664 pessoas com cardiopatias

Com a missão de salvar vidas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou, nos primeiros 15 dias de 2023, um total de 81 cateterismos em pacientes internados com doenças cardíacas. O exame é importante para diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais do órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Entre os cidadãos que se submeteram ao cateterismo neste período está a professora Josefa Maria Duarte, de 56 anos. Ela lembra que faz nem um mês que descobriu ter “problema no coração” e começou a realizar exames para investigar a causa. Na última dessas consultas, quando o médico analisou os resultados do eletrocardiograma e do ecocardiograma, solicitou imediatamente que ela fosse à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, em Maceió.
“Ele ficou assustado com a lentidão dos meus batimentos cardíacos e disse que eu poderia sofrer um infarto a qualquer momento. Eu fiquei assustada, mas ele me acalmou e disse que a descoberta antecipada era o melhor para mim. Fui à UPA e de lá me encaminharam ao HGE, onde estou sendo bem cuidada por todos os profissionais”, disse a educadora, que foi diagnosticada com um bloqueio atrioventricular (BAVT) e continua recebendo o tratamento da equipe multidisciplinar.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o exemplo da professora Josefa Maria Duarte comprova o alto nível de resolutividade do HGE, que é uma unidade porta-aberta e atende pacientes de todo o Estado, todos os dias da semana, 24 horas por dia. "É um orgulho poder constatar que o HGE vem cumprindo o seu papel de salvar vidas. Aos profissionais que atuam na maior unidade pública do Estado, os nossos cumprimentos pela dedicação e zelo com o povo alagoano", salientou o gestor.
Referência
O HGE é referência no atendimento de média e alta complexidade em urgência e emergência em Alagoas e, entre as doenças tratadas, estão as cardiovasculares, que compreendem as do coração e dos vasos sanguíneos. Os ataques cardíacos e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), geralmente, são eventos agudos causados principalmente por um bloqueio que impede que o sangue flua para o coração ou para o cérebro.
“Aqui temos a Hemodinâmica, para quem sofre de doenças no coração, e a Unidade de AVC, para quem é diagnosticado com o popular ‘derrame cerebral’. Ambos os setores contam com profissionais especializados e equipamentos de qualidade, no entanto, a Hemodinâmica é um local para a realização de exames. Para o atendimento, todos os cuidados hospitalares são efetuados no internamento, que pode ser na Unidade de Dor Torácica, na Unidade de Terapia Intensiva ou na enfermaria”, explicou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.
Cateterismo
O cardiologista do HGE, Rafael Cavalcanti, explica que o cateterismo é um exame minimamente invasivo, no qual é introduzido um cateter numa veia ou artéria. A incisão costuma ser feita na prega interna do cotovelo, punho ou então na virilha. Esses locais são úteis porque, ao ser introduzido o fio, ele consegue alcançar o coração sem grandes desvios, facilitando o procedimento.

“Nós realizamos uma sedação superficial, uma anestesia local no paciente. Geralmente pelo punho, nós subimos com uma sonda, um cateter, até o coração e lá conseguimos diagnosticar se há ou não alguma doença nas artérias. Desse modo, definimos como tratar essas possíveis doenças com o uso de dispositivos de metal, finos, capazes de abrir o vaso para que o fluxo sanguíneo volte à normalidade e, assim, tratamos o paciente em uma condição grave, como é o caso do Infarto Agudo do Miocárdio”, esclareceu o médico especialista.
Dados
Em 2022, o HGE tratou 4.664 pessoas com cardiopatias. Todas foram assistidas pelas equipes multidisciplinares e submetidas a vários exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma, tomografia computadorizada e Raio-X. Antes do internamento, os pacientes são triados e recebem o primeiro atendimento nos setores de urgência e emergência e de observação.

“A nossa Unidade de Hemodinâmica Dr. João Fireman foi inaugurada no dia 23 de junho de 2016, fato que a tornou pioneira em um hospital público em Alagoas. Ela está disponível a todos os usuários do SUS com indicação do médico cardiologista, geralmente cidadãos que sofrem com as consequências da hipertensão, diabetes, do descontrole do colesterol, da obesidade e do tabagismo”, destacou Paulo Teixeira.
Últimas notícias

Homem é preso em Rio Largo com armas e drogas durante cumprimento de mandado

JHC visita obras da creche Gigantinhos Morada do Planalto, no Benedito Bentes

Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS, pede prisão preventiva de 21 integrantes do esquema criminoso que roubou aposentados e pensionistas

Alagoas perde posições no ranking de infraestrutura e aparece em 20º lugar em 2025

Artesanato alagoano em contagem regressiva para a Paris Designer Week 2025

Rafael Brito propõe Pé-de-Meia para todos os alunos do ensino médio público
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
