MP de Contas encontra indícios de irregularidades na divulgação de licitações de 45 municípios
O órgão solicitou a instauração de procedimentos de fiscalização para aferir a adequação dos municípios à nova Lei de Licitações
O Ministério Público de Contas de Alagoas encontrou indícios de irregularidades em licitações de 45 municípios, que estão sob fiscalização das 1ª e 4ª Procuradorias de Contas. A descoberta aconteceu após um trabalho conjunto das respectivas Procuradorias.
As inconstâncias se referem ao cumprimento de disposições constantes na Lei de Licitações, em especial a obrigatoriedade de divulgação mensal nos portais eletrônicos da ordem cronológica de pagamentos.
A Lei prevê que o órgão ou entidade deverá disponibilizar, mensalmente, em seção específica de acesso à informação em seu site na internet, a ordem cronológica de seus pagamentos, bem como as justificativas que fundamentarem a eventual mudança dessa ordem.
Qualquer alteração depende de prévia justificativa da autoridade competente e posterior comunicação ao órgão de controle interno da Administração e ao Tribunal de Contas do Estado.
Diante dos indícios de irregularidade, o Ministério Público de Contas solicitou ao Tribunal de Contas por meio dos relatores, a instauração dos procedimentos de fiscalização necessários à apuração dos fatos, inclusive a oportunização do contraditório e da ampla defesa aos respectivos gestores, orientando e exigindo dos municípios alagoanos a obediência à legislação.
Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos
A partir do próximo dia 1º de abril, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos entrará em pleno vigor, situação que exigirá dos municípios alagoanos a necessária adequação. Diversos dispositivos já se encontram em vigor e devem ser observados pelo poder público, a exemplo da divulgação da ordem cronológica de pagamentos.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
