Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres celebra culinária local com sucesso de público no Jaraguá
Festival atraiu milhares de maceioenses e turistas durante os dois dias de evento
Seja com o bolinho de feijoada, com a tapioca, o churrasquinho, o bobó de camarão ou com tantas outras comidinhas tradicionais, a culinária alagoana proporcionou sensações únicas aos milhares de maceioenses e turistas que participaram da primeira edição do Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres, realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com a jornalista e blogueira Nide Lins, no bairro do Jaraguá.
“Gostei muito de provar tanta coisa gostosa que eu não conhecia. Todos estão de parabéns pelos pratos deliciosos e pelo atendimento, principalmente porque a gente que é alagoano não vê só a comida, considera o respeito dos comerciantes com os visitantes. É muito bonito ver tanta gente reunida, provando os pratos populares da nossa terra. Tomara que o prefeito JHC promova mais vezes esse projeto, que foi maravilhoso”, destacou Mauro Bezerra, morador da parte de alta de Maceió.
Com o intuito de promover o turismo gastronômico e dar visibilidade à culinária popular, o evento começou na sexta-feira (20) e encerrou no sábado (21), na Praça Dois Leões, em Jaraguá, com a participação de 30 botecos, bares, restaurantes e lanchonetes tradicionais da cidade.
De acordo com o secretário de Comunicação de Maceió, Lininho Novais, a realização do Festival reforça o compromisso do prefeito JHC em fomentar, cada vez mais, a economia criativa da cidade.
“O Festival já está no calendário dos grandes eventos de Maceió. Muito mais que um festival de gastronomia, é o resgate do sentimento de pertencimento do povo maceioense, é a gente ver pequenos empreendedores sendo valorizados e tendo seu trabalho reconhecido. Esse é o intuito do prefeito JHC, de resgatar e transformar Maceió no maior polo de economia criativa do Brasil”, destacou.
Assim como no primeiro dia do evento, os sabores da capital e a programação musical na Praça Dois Leões atraiu diversos visitantes. O intenso fluxo de pessoas nas barracas alegrou os participantes, como o alagoano Marcos, que vendeu todos os pratos antes mesmo de encerrar o evento neste sábado (21).
“Nós dobramos a produção para os dois dias do evento, mas não deu, o que é ótimo. Graças a Deus foi sucesso total, vendemos mais 700 pratos de acarajés e Bobó de camarão. A Prefeitura está de parabéns pelo festival, e a Nide Lins por nos convidar. Agradeço a ambos, e à organização da feira, pela padronização e organização dessa festa maravilhosa. Foi uma grande oportunidade de mostrar o nosso trabalho. A gastronomia alagoana é muito rica e precisamos valorizá-la ainda mais”, agradeceu o comerciante.
Para a curadora do evento, Nide Lins, a realização do festival foi um incentivo à transformação do Jaraguá como importante polo turístico da cidade.
“O Festival Maceió dos Prazeres foi pensado justamente para valorizar a nossa gastronomia popular, a comida de boteco, a comida de rua, que, muitas vezes, fica escondida nos bairros, e a gente trouxe o evento para Jaraguá, criando um roteiro turístico cultural aqui, no bairro histórico. Aqui, não é só o alagoano, é também o turista que está visitando Maceió e conhecendo nossa riqueza culinária”, destacou.
Dona Odete, de São Paulo, também esteve no Festival e apreciou a culinária tradicional da capital alagoana.
“Adorei conhecer esses botecos e restaurantes. Provei muita comida gostosa e, com mais tempo, quero ir até esses locais e provar com mais calma. Uma pena não ter conseguido provar tudo, é muita coisa. Mas estão de parabéns”, pontuou a aposentada, que está na cidade desde dezembro.
Pinta da Madrugada - Durante o Festival, maceioenses e turistas se encantaram com o lançamento do Pinto da Madrugada 2023, que contou com a apresentação de estandartes, passistas, Rei Momo, orquestra de frevo e o principal protagonista do tradicional bloco de rua, o mascote Pinto da Madrugada.
Com o tema “O Pinto da Madrugada é Massa: um brinde à vida”, o maior bloco carnavalesco contará com o desfile oficial, no próximo dia 11 de fevereiro, além de ensaios abertos no espaço “Maceió é Massa”, ao lado do Marco dos Corais, na Ponta Verde, até o dia 29 de janeiro.
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
