Política

Câmara promulga decretos propostos por Fabio Costa para conceder comenda a pastor e jornalista

Legislativo Municipal vai marcar as datas para a realização das sessões especiais de concessão das honrarias

Por 7Segundos com Assessoria 23/01/2023 12h12 - Atualizado em 23/01/2023 12h12
Câmara promulga decretos propostos por Fabio Costa para conceder comenda a pastor e jornalista
Deputado Fábio Costa - Foto: Assessoria

O Legislativo Municipal promulgou, na semana passada, dois decretos legislativos, de autoria do vereador Delegado Fabio Costa (PP), que concedem comenda ao reverendo José Orisvaldo Nunes de Lima, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas, e ao jornalista, radialista e escritor Fernando Valões.

No caso do religioso, que lidera a maior denominação evangélica do Estado, o Legislativo vai conceder a Comenda Pastor José Antonio dos Santos para reconhecer e valorizar os relevantes serviços prestados no meio religioso. A Mesa Diretora da Casa marcará data para a solenidade especial de outorga da homenagem.

A honraria foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 597, de 03 de novembro de 2015, e prevê agraciar pessoas que se destacam ou que se destacaram no segmento evangélico, sejam eles pastores, presbíteros, obreiros, diáconos, bispos, evangelistas e missionários.

Fabio Costa também propôs homenagear o comunicador Fernando Valões com a Comenda Senador Arnon de Mello. O profissional se dedica ao jornalismo em Alagoas há 47 anos, sendo fundador de emissoras de rádio, com passagens importantes na televisão.

A Comenda Senador Arnon de Mello foi instituída pela Resolução nº 582, de 03 de dezembro de 1997 e é outorgada após aprovação da maioria do Plenário da Câmara Municipal de Maceió, a personalidades da área de comunicação – jornalistas, radialistas, redatores, apresentadores e escritores, além de entidades e instituições que tenham se destacado nesse segmento.

Agora, o Legislativo Municipal vai marcar as datas para a realização das sessões especiais de concessão das honrarias.

BIOGRAFIAS


PASTOR - O reverendo Orisvaldo Nunes é o presidente da Assembleia de Deus em Alagoas. Nasceu em Palmeira dos Índios/AL, é bacharel em Teologia, graduado pela Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas – FAFITEAL (hoje FATEAL). Foi professor até o ano de 2015 na faculdade, lecionando durante muitos anos diversas disciplinas como: Bibliologia, Eclesiologia, Angelologia e Homilética, a igreja e o Direito Civil. É também advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB secção Alagoas.

Dirigiu o campo eclesiástico de São Miguel dos Campos, passou a ser integrante da diretoria da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas (Comadal), onde chegou à vice-presidência. Atuou como presidente do Conselho de Missões, membro do Conselho de Doutrina e da Comissão Jurídica.

Após o falecimento do saudoso pastor José Antônio dos Santos, o reverendo foi aclamado pastor-presidente da igreja no Estado. Na Câmara, Orisvaldo já foi homenageado com a Comenda Desembargador Mário Guimarães e com o título de cidadão honorário de Maceió.

JORNALISTA - Aldir Fernando Pereira Valões Rocha é conhecido no mercado por Fernando Valões. Nascido em Maceió/AL, no dia 03 de outubro de 1958, reside atualmente em Santana do Ipanema/AL. Estudou no Colégio Sagrada Família, no bairro Prado e na Escola Estadual Maria José Loureiro, no CEPA. Cursou História na FUNESA e tem graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Cruzeiro do Sul, com especialização em Sociologia. É casado e tem sete filhos.

Sua trajetória na comunicação foi iniciada em 1975, na TV Gazeta de Alagoas, nas funções de operador de videotape, editor de vídeo e coordenador de produção. Trabalhou na programação da TV Gazeta do Espírito Santo e na TV Globo do Rio. Produziu uma série de documentários pela Fundação Teatro Deodoro e chegou à coordenação de programação da TV Alagoas.

Comandou, durante 30 anos, a Valões Empreendimentos e Publicidade Ltda, nas funções de repórter cinematográfico, editor e diretor-presidente da empresa, gerenciando uma equipe com 30 profissionais de televisão, produzindo mais de duas mil reportagens nos 102 municípios de Alagoas.