Lula irá aos EUA em 9 de fevereiro e tratará de “ampla agenda comum” com Biden
Convite para agenda internacional foi feita pelo governo norte-americano um dia após os ataques criminosos aos Três Poderes, segundo a Casa Branca
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para Washington, nos Estados Unidos, para se encontrar com Joe Biden no início do mês que vem. Na reunião, os chefes de Estado devem tratar sobre uma “ampla agenda comum”.
De acordo com a apuração da CNN junto ao Palácio do Planalto e ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), a previsão é que o presidente do Brasil embarque para a capital dos EUA em 9 de fevereiro, para que, no dia seguinte, se reúna com o presidente norte-americano.
Oficialmente, Planalto e MRE informam que apenas está fechada apenas a agenda do dia 10, com Biden. Ainda não estão definidos os outros compromissos de Lula em Washington, assim como a data provável de retorno e o local onde o presidente ficará hospedado.
Será o terceiro país a ser visitado por Lula em menos de 40 dias de governo. Da Argentina, para onde viajou nesta semana, o mandatário brasileiro seguirá para o Uruguai – nos dois primeiros compromissos no exterior desde que tomou posse.
Segundo a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou Lula para visitar Washington no dia 9 de janeiro, um dia após os ataques criminosos e terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, na mesma ligação na qual trataram sobre as invasões aos prédios públicos.
“O presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum, e o presidente Lula aceitou o convite”, informou, na época, o governo brasileiro.
De acordo com o Palácio do Planalto, na ligação, Biden “transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula” e “condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder”.
Últimas notícias
Caminhões movidos a GNV são apresentados por Algás e Scania em evento na Capital alagoana
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
