Alagoas Ambiental, UFAL e IPHAN fazem parceria e preservam patrimônio arqueológico
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH
Uma parceria firmada entre a empresa Alagoas Ambiental, a Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), possibilitará a preservação do acervo do patrimônio arqueológico encontrado na região, através da construção de um local adequado para sua guarda.
A parceria foi anunciada na última quinta-feira (2) pelo professor Flávio Moraes, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH, que juntamente com a superintendente e a Arqueóloga do IPHAN-AL, Melissa Mota e a representando do órgão na região dos Cânions do São Francisco, Rute Barbosa, e a Diretora Operacional da empresa Alagoas Ambiental, Anna Karlla Brabo Magalhães e o Advogado da mea empresa, João Álvaro Quintiliano Barros celebram a parceira.
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH.
Alinhados os detalhes, a parceria foi formalizada através da assinatura de ata. Aguardam-se apenas trâmites internos no IPHAN. Em postagem nas redes sociais, a Universidade Federal de Alagoas agradece a sensibilidade e compromisso do IPHAN-AL e da empresa Alagoas Ambiental com a preservação da memória e da história presentes na cultura material deixadas pelos primeiros habitantes da América Latina.
Segundo informações do Iphan, existem na região registros em pintura rupestres e artefatos arqueológicos na região com mais de 8 mil anos. O local é considerado rico para o desenvolvimento do turismo científico e também pesquisas, que vai atrair estudiosos de todo mundo.
O IPHAN já registrou na região dos Cânions do São Francisco cerca de 46 sítios arqueológicos e 16 estão sendo liberados para visitação turísticas, gerando emprego e renda na região. A parceria entre a empresa Alagoas Ambiental, Ufal e Iphan consolida um projeto que tem um grande alcance social e científico.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
