Alagoas Ambiental, UFAL e IPHAN fazem parceria e preservam patrimônio arqueológico
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH
Uma parceria firmada entre a empresa Alagoas Ambiental, a Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), possibilitará a preservação do acervo do patrimônio arqueológico encontrado na região, através da construção de um local adequado para sua guarda.
A parceria foi anunciada na última quinta-feira (2) pelo professor Flávio Moraes, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH, que juntamente com a superintendente e a Arqueóloga do IPHAN-AL, Melissa Mota e a representando do órgão na região dos Cânions do São Francisco, Rute Barbosa, e a Diretora Operacional da empresa Alagoas Ambiental, Anna Karlla Brabo Magalhães e o Advogado da mea empresa, João Álvaro Quintiliano Barros celebram a parceira.
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH.
Alinhados os detalhes, a parceria foi formalizada através da assinatura de ata. Aguardam-se apenas trâmites internos no IPHAN. Em postagem nas redes sociais, a Universidade Federal de Alagoas agradece a sensibilidade e compromisso do IPHAN-AL e da empresa Alagoas Ambiental com a preservação da memória e da história presentes na cultura material deixadas pelos primeiros habitantes da América Latina.
Segundo informações do Iphan, existem na região registros em pintura rupestres e artefatos arqueológicos na região com mais de 8 mil anos. O local é considerado rico para o desenvolvimento do turismo científico e também pesquisas, que vai atrair estudiosos de todo mundo.
O IPHAN já registrou na região dos Cânions do São Francisco cerca de 46 sítios arqueológicos e 16 estão sendo liberados para visitação turísticas, gerando emprego e renda na região. A parceria entre a empresa Alagoas Ambiental, Ufal e Iphan consolida um projeto que tem um grande alcance social e científico.
Últimas notícias
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Iluminação de Natal impulsiona a economia e fortalece ambulantes de Maceió
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
