Alagoas Ambiental, UFAL e IPHAN fazem parceria e preservam patrimônio arqueológico
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH

Uma parceria firmada entre a empresa Alagoas Ambiental, a Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), possibilitará a preservação do acervo do patrimônio arqueológico encontrado na região, através da construção de um local adequado para sua guarda.
A parceria foi anunciada na última quinta-feira (2) pelo professor Flávio Moraes, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH, que juntamente com a superintendente e a Arqueóloga do IPHAN-AL, Melissa Mota e a representando do órgão na região dos Cânions do São Francisco, Rute Barbosa, e a Diretora Operacional da empresa Alagoas Ambiental, Anna Karlla Brabo Magalhães e o Advogado da mea empresa, João Álvaro Quintiliano Barros celebram a parceira.
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH.
Alinhados os detalhes, a parceria foi formalizada através da assinatura de ata. Aguardam-se apenas trâmites internos no IPHAN. Em postagem nas redes sociais, a Universidade Federal de Alagoas agradece a sensibilidade e compromisso do IPHAN-AL e da empresa Alagoas Ambiental com a preservação da memória e da história presentes na cultura material deixadas pelos primeiros habitantes da América Latina.
Segundo informações do Iphan, existem na região registros em pintura rupestres e artefatos arqueológicos na região com mais de 8 mil anos. O local é considerado rico para o desenvolvimento do turismo científico e também pesquisas, que vai atrair estudiosos de todo mundo.
O IPHAN já registrou na região dos Cânions do São Francisco cerca de 46 sítios arqueológicos e 16 estão sendo liberados para visitação turísticas, gerando emprego e renda na região. A parceria entre a empresa Alagoas Ambiental, Ufal e Iphan consolida um projeto que tem um grande alcance social e científico.
Últimas notícias

Defesa Civil de Alagoas apresenta novo sistema de alertas em reunião estratégica

Caso Ana Beatriz: ‘Infelizmente é uma coisa sem explicação’, diz pai da bebê

Homem é preso suspeito de matar idoso com golpes de enxada por ciúmes, em Arapiraca

Justiça mantém prisão de mãe da bebê Ana Beatriz após audiência de custódia

Veja como fica o funcionamento dos serviços de saúde durante a Semana Santa e Tiradentes

HGE salva a vida de criança que teve pneumonia, derrame pleural e precisou de UTI
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
