Alagoas Ambiental, UFAL e IPHAN fazem parceria e preservam patrimônio arqueológico
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH
Uma parceria firmada entre a empresa Alagoas Ambiental, a Universidade Federal de Alagoas (Campus do Sertão e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), possibilitará a preservação do acervo do patrimônio arqueológico encontrado na região, através da construção de um local adequado para sua guarda.
A parceria foi anunciada na última quinta-feira (2) pelo professor Flávio Moraes, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arqueológicos e Históricos (NUPEAH, que juntamente com a superintendente e a Arqueóloga do IPHAN-AL, Melissa Mota e a representando do órgão na região dos Cânions do São Francisco, Rute Barbosa, e a Diretora Operacional da empresa Alagoas Ambiental, Anna Karlla Brabo Magalhães e o Advogado da mea empresa, João Álvaro Quintiliano Barros celebram a parceira.
A construção de um prédio, será nas dependências da UFAL Campus do Sertão, para ser utilizado como reserva técnica de acervos arqueológicos do NUPEAH.
Alinhados os detalhes, a parceria foi formalizada através da assinatura de ata. Aguardam-se apenas trâmites internos no IPHAN. Em postagem nas redes sociais, a Universidade Federal de Alagoas agradece a sensibilidade e compromisso do IPHAN-AL e da empresa Alagoas Ambiental com a preservação da memória e da história presentes na cultura material deixadas pelos primeiros habitantes da América Latina.
Segundo informações do Iphan, existem na região registros em pintura rupestres e artefatos arqueológicos na região com mais de 8 mil anos. O local é considerado rico para o desenvolvimento do turismo científico e também pesquisas, que vai atrair estudiosos de todo mundo.
O IPHAN já registrou na região dos Cânions do São Francisco cerca de 46 sítios arqueológicos e 16 estão sendo liberados para visitação turísticas, gerando emprego e renda na região. A parceria entre a empresa Alagoas Ambiental, Ufal e Iphan consolida um projeto que tem um grande alcance social e científico.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
