Violência

Benedito Bentes e Tabuleiro lideram ranking de crimes contra vulneráveis

Números divulgados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas trazem uma estimativa de casos por bairros da capital

Por 7Segundos com Ascom TJ-AL 08/02/2023 15h03 - Atualizado em 08/02/2023 17h05
Benedito Bentes e Tabuleiro lideram ranking de crimes contra vulneráveis
Benedito Bentes e Tabuleiro lideram raking de crimes contra vulneráveis - Foto: Ascom TJ-AL

Um estudo feito pela 14ª Vara Criminal de Maceió apontou que dois bairros da parte alta lideram o ranking de crimes contra vulneráveis. Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins aparecem dividindo a primeira colocação, com um número estimado entre 20 e 30 casos.

O infográfico divulgado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas na última segunda-feira (06) destaca seis bairros da capital como os maiores na distribuição do número de vítimas dentre os processos recebidos pela Vara em 2022.

No entanto, os números apresentados trazem apenas uma estimativa. Além dos supracitados, os dados também chamam atenção para Cidade Universitária, Jacintinho, Vergel e Trapiche, todos com algo entre 10 e 20 casos.

Geralmente, os crimes contra vulneráveis estão concentrados nas regiões menos desenvolvidas economicamente. Chama a atenção, contudo, a maior incidência de crimes contra idosos em bairros com população de renda mais alta.

“Os crimes patrimoniais afetam mais idosos e tem incidência maior em bairros como Ponta Verde e outros de maior poder aquisitivo. Já os crimes de violência sexual atingem mais as pessoas de comunidade um pouco mais carentes como Tabuleiro dos Martins e Benedito Bentes”, destaca Ygor Figueiredo, juiz titular da unidade.

Os grupos que fazem parte desta categoria são crianças e adolescentes, idosos, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PcD).