Serviço Aeromédico do Samu registra recorde de atendimentos em 2022
Em comparação com o ano anterior, socorristas realizaram 26% mais atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou 350 atendimentos em operações realizadas pelo transporte Aeromédico, em 2022. Esse índice já é o mais alto desde que o helicóptero do Samu começou a operar no Estado, em 2010, o que representa um aumento de 26% em relação aos atendimentos de 2021, quando contabilizou 278 casos atendidos.
O Serviço Aeromédico, que compõe o Grupamento de Operações Aéreas do Estado, tem a missão de reduzir ainda mais o tempo de deslocamento dos pacientes e conta com uma equipe médica pronta para realizar procedimentos avançados a bordo do helicóptero exclusivo para atendimentos, resgates e transferências hospitalares de longas distâncias.
As equipes que atendem ocorrências em todo o Estado são compostas por médicos, enfermeiros do Samu Alagoas, pilotos da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e um tripulante do Corpo de Bombeiros Militar. Com essa formação, o Serviço Aeromédico é capaz de realizar atendimentos clínicos, resgates e rondas preventivas contra afogamentos em todo o litoral alagoano.
De acordo com o supervisor do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva, a aeronave é uma ferramenta fundamental para agilizar os atendimentos. “Com o helicóptero, conseguimos levar o melhor do nosso atendimento aos locais mais remotos do Estado, em intervalos bem pequenos. Isso faz muita diferença quando o assunto é salvar vidas” destacou Jhonat Silva.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o pioneirismo do Serviço Aeromédico é um marco importante na saúde em Alagoas. “Nosso estado foi o primeiro do Nordeste a contar com uma aeronave exclusiva para salvamento e é um dos primeiros do Brasil. Saber que a saúde é uma prioridade nos avanços e inovações nos dá muito orgulho”, ressaltou Gustavo Pontes, que iniciou sua trajetória como servidor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atuando no Samu Alagoas.
UTI aérea
O helicóptero do Samu Alagoas é uma aeronave modelo AS350 B3 da Airbus Helicopters, considerada de alta performance e com uma velocidade máxima de 280 km/h. Com a aeronave é possível viajar mais de 660 km sem reabastecimento. O trajeto de Maceió para Recife, por exemplo, costuma levar mais de 3 horas pela estrada, mas, a bordo do helicóptero do Samu Alagoas, a viagem dura apenas 50 minutos.
Além de ter espaço para um paciente na maca, um piloto e mais três socorristas, o helicóptero é equipado com os mesmos dispositivos e suprimentos de uma ambulância de Suporte Avançado, atuando como uma UTI aérea. O bagageiro da aeronave possui um desencarcerador e equipamentos para salvamento aquático, para uso do tripulante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que também está presente em todas as operações.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
