Saiba os perigos de misturar medicamentos e bebida alcoólica no carnaval
Conselho Regional de Farmácia orienta população

Com a volta dos festejos carnavalescos, após o período de isolamento social, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas faz um alerta para o perigo na mistura de álcool com medicamentos, sejam eles de uso contínuo, como para o tratamento da hipertensão, diabetes e depressão, ou de uso pontual, como os analgésicos para dor de cabeça.
A farmacêutica Naianny Nascimento, membro do Grupo de Trabalho de Farmácia Clínica, explica que a utilização do álcool associada ao uso de medicamentos pode alterar a função do medicamento e, consequentemente, demandar um maior esforço do fígado em metabolizar.
De acordo com ela, a depender da classe farmacológica, os efeitos da mistura álcool e medicamento pode provocar irritação gástrica, sonolência, depressão respiratória e outros. “No caso dos antibióticos, por exemplo, a mistura pode provocar a formação de substâncias tóxicas capazes de induzir danos gastrointestinais, palpitação e hipotensão. Já os anti-inflamatórios associados ao álcool aumentam o risco de aparecimento de úlcera gástrica e hemorragias. De forma geral, cada medicamento apresenta uma reação individualizada”, comentou.
Outro fator determinante para ser levado em consideração é a quantidade de álcool ingerida que pode provocar diferentes níveis de interação medicamentosa. “Os efeitos podem ser potencializados ou inibidos, a depender do fármaco. Já os pacientes que fazem uso contínuo, a orientação é não consumir bebida alcoólica”, informou.
Kit Ressaca
Àqueles que vão curtir os festejos e levam o “famoso kit ressaca”, Naianny afirma que o medicamento não vai curar a ressaca, que as medidas adotadas pelo folião devem ser o consumo de água, entre um gole de bebida e outro para que o corpo se mantenha hidratado.
“Se alimentar bem faz toda diferença já que o álcool é corrosivo para a mucosa do estômago. Comida rica em amido, vegetais, alimentos com glicose ajudam a proteger o organismo”, disse. E, em caso de ressaca, a orientação é o uso de dipirona para dor de cabeça, e algum medicamento para enjoo.
Últimas notícias

Jovens que haviam desaparecidos em Jacarecica são localizados no Ceará

Polícia investiga desaparecimento de dois jovens em Jacarecica

Ecoboats retiram 260 toneladas de resíduos do mar no 1º semestre de 2025

Ninguém acerta os seis números; prêmio vai a R$ 51 milhões

Gaza tem mais 5 mortes por fome em 24 horas, aponta Palestina

Avião é evacuado após falha no trem de pouso e princípio de incêndio nos EUA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
