Religião

Quarta-feira de Cinzas: confira programação das celebrações na Arquidiocese de Maceió

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o início da Quaresma

Por Assessoria 22/02/2023 08h08
Quarta-feira de Cinzas: confira programação das celebrações na Arquidiocese de Maceió
Arquidiocese de Maceió - Foto: Reprodução

Com o tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), a Campanha da Fraternidade 2023 tem início na Quarta-feira de Cinzas, em toda a Igreja Católica no Brasil.

Neste ano, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada no dia 22 de fevereiro e na Arquidiocese de Maceió a abertura será realizada com a Celebração da Santa Missa e Imposição das Cinzas na Catedral Metropolitana de Maceió, Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres e Paróquias em todo território arquidiocesano.

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. Durante o período, deve ser vivido com oração, esmola, perdão, penitência, reconciliação, caridade e conversão.

*AO VIVO – Residência Episcopal

Presidida pelo Arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz Fernandes, e transmitida pelo canal do Youtube, às 17h

• Catedral Metropolitana de MaceióA Celebração da Santa Missa com imposição das Cinzas será realizada às 19h.

• Santuário Arquidiocesano Virgem dos PobresA Celebração da Santa Missa com imposição das Cinzas será realizada às 11h.

• Nas Paróquias, o horário das celebrações será divulgado nas respectivas redes sociais.

Durante todo o ano, a Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Maceió realizará atividades voltadas para o tema central da CF 2023 e serão divulgadas no decorrer do ano.

Campanha da Fraternidade (CF)

Em 1964, em pleno desenvolvimento do Concílio Vaticano II, realizou-se a primeira Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, sob os cuidados da CNBB. Expressão de comunhão, conversão e partilha, a CF tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade justa e solidária.

A cada ano, os bispos do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), acolhendo as sugestões vindas dos regionais da CNBB, das organizações eclesiais, escolhem um tema e um lema para chamar a atenção sobre alguma situação que, na sociedade, precisa de cuidados para o bem de todos.