Reconstrução de rodovias deve durar aproximadamente seis meses, diz Renan Filho
Em entrevista à CNN, ministro dos Transportes avaliou os trabalhos que vem sendo feitos de limpeza e reconstrução das rodovias atingidas pelas chuvas em São Paulo

As fortes chuvas que vem atingindo o estado de São Paulo nos últimos dias causou problemas em diversas cidades do litoral norte e nas rodovias da região. As rodovias Rio-Santos e Mogi-Bertioga foram as mais afetadas pelo grande volume de água.
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (23), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), disse que as obras de reconstrução dessas rodovias deve durar aproximadamente seis meses.
“Acho que aproximadamente seis meses. Nós precisamos inicialmente liberar a Rio-Santos para fluxo. Quando isso estiver feito, vai atenuar um pouco os impactos da catástrofe para as pessoas que residem na região. Agora a reconstrução propriamente dita depende dos projetos de engenharia, e o projeto precisa dimensionar o dano, e até o momento não conseguimos dimensionar, por que não foi removido os escombros das encostas”.
“Nos próximos dias teremos isso, teremos o prazo pra projeto, depois uma contratação emergencial e depois a própria execução da obra. Eu não acredito que isso possa ser feito antes de seis meses”, disse Renan Filho.
O ministro também informou à CNN que, apesar de não ser algo comum, o governo federal irá financiar as obras nas rodovias de São Paulo afetadas pelas chuvas, mesmo se tratando de rodovias estaduais.
“O presidente [Lula] determinou ao Ministério dos Transportes que colabore com o processo de limpeza, estão lá Exército, PRF, Marinha, Governo de SP, a prefeitura, e depois nós vamos financiar as obras, mesmo se tratando de rodovias estaduais. O Brasil não tem histórico de financiar reconstrução de rodovias estaduais, mas esse é um caso atípico emergencial e em trabalho conjunto. Vamos viabilizar caminhos para transferir recursos para a reconstrução dessas rodovias”.
Por fim, o ministro avaliou que os novos projetos que serão elaborados para essas estradas tem o objetivo de tornar as rodovias mais “resilientes”.
“Vamos elaborar projetos de engenharia para tornar aquelas rodovias em rodovias mais resilientes as nuances geográficas e climáticas daquela região. É uma região do Brasil muito atípica”.
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