Vandalismo em Pontos de Entrega Voluntária gera despesa extra para a Prefeitura
Custos da manutenção ou substituição dos equipamentos poderiam ser investidos em outros projetos da limpeza urbana na cidade
Instalados pela Prefeitura de Maceió em pontos estratégicos da capital para facilitar o descarte de recicláveis feito pela população, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) sofrem com o vandalismo. Desde o ano passado, 16 equipamentos já tiveram que passar por manutenção, serem substituídos ou foram realocados devido à prática negativa.
Com isso, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), gastou em torno de R$ 56 mil, que poderiam ser investidos em outros projetos do órgão para aperfeiçoamento da limpeza urbana na cidade. Os últimos equipamentos vandalizados, que tiveram portas arrancadas e foram até incendiados são os do Feitosa, Jacintinho, Mirante da Gruta e o da Praça do Skate.
A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, contou que a prática é de grande irresponsabilidade, sendo prejudicial para o processo de reciclagem.
"Nós instalamos os PEVs para que o cidadão pudesse dar o destino correto ao seu reciclável, evitando que ele seja descartado nas ruas, praças e vá parar em córregos e até no mar. Deveria ser um equipamento que recebe cuidados da população, mas é frequente o vandalismo. Inclusive, já tivemos que realocar alguns de local por esse motivo", disse.
O último levantamento feito pela Superintendência, no início de fevereiro deste ano, mostrou que, dos 32 Pontos de Entrega Voluntária que deveriam estar funcionando, apenas 16 estão em atividade, prejudicando de forma notável a reciclagem na capital. Não é a primeira vez que isso acontece. Em 2021, uma onda de vandalismo retirou das ruas cerca de 15 PEVs e gerou um gasto extra de R$ 50 mil ao órgão.
“A população precisa preservar um bem público, que contribui para a limpeza e organização da cidade, além de gerar emprego e renda para as cooperativas que caminham lado a lado com a Prefeitura”, completou Kedyna.
Cada PEV gera, em média, 500kg de recicláveis por mês, que são recolhidos pelas quatro cooperativas parceiras da Prefeitura: Cooplum, Coopvila, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.
Últimas notícias
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
