Mais de 95% do desmatamento na Amazônia é ilegal, diz climatologista
Em entrevista à CNN, Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do IEA-USP, comenta alerta do INPE sobre recorde de desmatamento na Amazônia legal em fevereiro - antes mesmo do mês acabar

Em entrevista à CNN neste domingo (26), Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), afirmou que mais de 95% do desmatamento registrado na região da Floresta Amazônica é ilegal.
“O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem uma listagem de todo tipo de desmatamento: o de corte raso, degradação florestal, principalmente associada à extração ilegal de madeira, mineração ilegal, com pistas de pouso, por exemplo, para o garimpo, queimadas…”, disse ele.
“Com essa listagem, o INPE produz dados diariamente e envia para órgãos de fiscalização. Mais de 95% dos desmatamentos da Amazônia são ilegais e precisam ser eficazmente combatidos.”
O comentário do pesquisador e climatologista ocorre em meio ao alerta do órgão federal sobre o nível recorde de desmatamento na Amazônia legal em fevereiro — antes mesmo do mês acabar.
De acordo com a plataforma Terra Brasilis, desenvolvida pelo INPE, foram registrados 208,75 km² desmatados apenas entre 1º e 17 de fevereiro. Esse número supera o acumulado mensal ao longo do mês completo de toda a série histórica, iniciada em 2016.
Os números, segundo o especialista, indicam necessidade de ação — inclusive em prol da própria economia.
“O agronegócio moderno já enxerga que não é esse o caminho e que, economicamente, é péssimo para o agronegócio. Com o novo marco legal da Europa, desde janeiro de 2021 o Brasil não consegue exportar nenhuma quantidade de alimentos, grãos e carnes, feitos em área desmatada”, afirma ele.
“E não é só a Europa não. A China também, maior importadora de produtos brasileiros, também vai entrar nessa política. Isso é uma preocupação mundial para que a agricultura não contribua para o desmatamento e emissão de gases do efeito estufa.”
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.
Últimas notícias
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
