Mais de 95% do desmatamento na Amazônia é ilegal, diz climatologista
Em entrevista à CNN, Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do IEA-USP, comenta alerta do INPE sobre recorde de desmatamento na Amazônia legal em fevereiro - antes mesmo do mês acabar
Em entrevista à CNN neste domingo (26), Carlos Nobre, climatologista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), afirmou que mais de 95% do desmatamento registrado na região da Floresta Amazônica é ilegal.
“O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem uma listagem de todo tipo de desmatamento: o de corte raso, degradação florestal, principalmente associada à extração ilegal de madeira, mineração ilegal, com pistas de pouso, por exemplo, para o garimpo, queimadas…”, disse ele.
“Com essa listagem, o INPE produz dados diariamente e envia para órgãos de fiscalização. Mais de 95% dos desmatamentos da Amazônia são ilegais e precisam ser eficazmente combatidos.”
O comentário do pesquisador e climatologista ocorre em meio ao alerta do órgão federal sobre o nível recorde de desmatamento na Amazônia legal em fevereiro — antes mesmo do mês acabar.
De acordo com a plataforma Terra Brasilis, desenvolvida pelo INPE, foram registrados 208,75 km² desmatados apenas entre 1º e 17 de fevereiro. Esse número supera o acumulado mensal ao longo do mês completo de toda a série histórica, iniciada em 2016.
Os números, segundo o especialista, indicam necessidade de ação — inclusive em prol da própria economia.
“O agronegócio moderno já enxerga que não é esse o caminho e que, economicamente, é péssimo para o agronegócio. Com o novo marco legal da Europa, desde janeiro de 2021 o Brasil não consegue exportar nenhuma quantidade de alimentos, grãos e carnes, feitos em área desmatada”, afirma ele.
“E não é só a Europa não. A China também, maior importadora de produtos brasileiros, também vai entrar nessa política. Isso é uma preocupação mundial para que a agricultura não contribua para o desmatamento e emissão de gases do efeito estufa.”
Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.
Últimas notícias
Cabo Bebeto questiona números apresentados sobre educação em Alagoas
Renan reafirma apoio à Lula e diz que juntos podem fazer muito mais por AL
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
Projeto de Alexandre Ayres quer barrar publicidade de bets em espaços públicos de AL
Justiça determina que BRK apresente cronograma para recuperar vias em Rio Largo
Confira o passo a passo de como pedir o voto em trânsito antes do prazo se encerrar
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
