Política

Câmara e Senado começam articulações em torno do comando das principais comissões permanentes

Comando da comissão que fiscaliza ações do governo federal, deve ter briga acirrada entre PT e PL.

Por 7Segundos, com Agência Brasil 27/02/2023 11h11 - Atualizado em 27/02/2023 11h11
Câmara e Senado começam articulações em torno do comando das principais comissões permanentes
O Palácio do Congresso Nacional - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebon/ Agência Brasil

Após 11 dias sem atividades por causa do carnaval, na semana que vem, os gabinetes no Congresso Nacional devem voltar a ficar movimentados com as últimas articulações em torno do comando das principais comissões permanentes.

A escolha das presidências desses colegiados - pelos quais passam as propostas legislativas antes da votação final em plenário - quase sempre respeita critérios de proporcionalidade com o tamanho das bancadas dos partidos e blocos.

Na Câmara, as atenções do PT estão voltadas para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, além de outras como Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

Essas comissões também são disputadas por PP, MDB e PL. Entre outras comissões, pela facilidade de monitorar ações do governo federal, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também está nos planos do PL. Outro pleito da legenda é a relatoria do próximo Orçamento.

No Senado, o PL tenta, ao menos, a presidência da Comissão de Infraestrutura. Apesar de ter a maior bancada da Casa, com a derrota do bloco da minoria - PL, PP e Republicanos - para a presidência, a expectativa é de que o PL fique com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que tradicionalmente, não é alvo de disputa acirrada.